Diário de São Paulo
Siga-nos
Astronomia

Chuva de meteoros poderá ser vista neste sábado (23); saiba como

O fenômeno estava previsto para acontecer entre os dias 17 e 26 deste mês de dezembro

Chuva de meteoros poderá ser vista neste sábado (23); saiba como - Fotos Públicas (NASA / Bill Ingalls)
Chuva de meteoros poderá ser vista neste sábado (23); saiba como - Fotos Públicas (NASA / Bill Ingalls)

Vitória Tedeschi Publicado em 23/12/2023, às 10h26


Com pico iniciado na última sexta-feira (22), uma chuva de meteoros, a Úrsidas, poderá ser vista neste sábado (23).

De acordo com o UOL, o fenômeno, iniciado em 17 de dezembro, deve acontecer neste ano até a próxima terça-feira (26). Segundo a Royal Museums Greenwich, a expectativa é em torno de cinco a dez meteoros por hora no seu auge.

Os meteoros Úrsidas parecem irradiar perto da estrela Beta Ursae Minoris (Kochab) na constelação da Ursa Menor. No entanto, a verdadeira fonte das estrelas cadentes é uma corrente de detritos deixada pelo cometa 8P/Tuttle", acrescenta o Royal Museums Greenwich.

Como assistir?

Observar a chuva de meteoros Úrsidas precisa ser feito em local escuro. Observar o fenômeno não exige nenhum equipamento como telescópio ou binóculo, mas é importante ressaltar que a visibilidade do céu no período estará comprometida pela lua cheia.

Para quem deseja tirar uma foto do fenômeno, a Nasa separou algumas dicas, e alerta que esse pode ser um exercício de paciência. Isso porque os meteoros cruzam o céu rapidamente e sem aviso prévio.

Segundo a CNN Brasil, as orientações foram pensadas para câmeras DSLR ou sem espelho, mas algumas câmeras automáticas com controles manuais também podem ser usadas.

Compartilhe  

últimas notícias