Chefão do SBT faleceu em 17 de agosto de 2024, em decorrência de uma broncopneumonia

William Oliveira Publicado em 29/05/2025, às 13h17
As filhas do apresentador e empresário Silvio Santos, que faleceu em agosto de 2024, encontraram uma carta escrita por ele, na qual compartilha os princípios que considerava fundamentais para alcançar o êxito. Daniela Beyruti, atual presidente do SBT, apresentou o documento aos funcionários da emissora durante uma reunião realizada na última terça-feira (27).
Intitulada "Os Segredos do Êxito", a carta revela a visão de Silvio sobre o sucesso, começando pela obediência. Segundo ele, "ninguém pode aprender a mandar sem antes aprender a obedecer". Embora acreditasse na sorte, enfatizava que cada pessoa é responsável por moldar o próprio destino.
Princípios fundamentais
Silvio destacou: “Nunca coloco em postos-chave homens que não sabem obedecer, ninguém pode aprender a mandar sem antes aprender a obedecer.” Ele também ressaltou sua fé inabalável em Deus, embora sem esperar que Ele cumprisse tarefas que considerava suas próprias responsabilidades.
Em relação ao trabalho e às finanças, revelou uma filosofia de vida simples, porém firme: “Desde muito jovem, pratico dois preceitos: trabalhar muito e gastar pouco.”
Ele alertou ainda sobre os perigos da vaidade após conquistas — grandes ou pequenas — afirmando que “a vida é uma luta que só deve terminar com a morte”.
Importância das críticas
O comunicador disse ter aprendido mais com seus adversários do que com os amigos: “Fecho os meus olhos às adulações e os abro muito bem às críticas”. Ele reconheceu que sua desconfiança em relação aos outros e confiança em si mesmo podiam ser vistas tanto como um defeito quanto como uma virtude.
Silvio encerrou a carta destacando o valor da humildade e do autoconhecimento: “O homem que não é capaz de rir de si mesmo não será capaz de fazer alguma coisa boa na vida.” A mensagem final deixa claro que, para ele, o êxito não se constrói apenas com talento ou sorte, mas com disciplina, fé e capacidade de rir de si mesmo.
📜 Confira a carta na íntegra:
“Eu acredito na sorte, mas também acredito que cada homem trabalha o seu próprio destino, bom ou mau. Nunca coloco em postos-chave homens que não sabem obedecer, ninguém pode aprender a mandar sem antes aprender a obedecer. Sempre tenho tido uma fé inquebrantável em Deus, mas nunca espero que Ele faça o meu trabalho.
Desde muito jovem, pratico dois preceitos: trabalhar muito e gastar pouco. Se uma pessoa se envaidece com o primeiro êxito, grande ou pequeno, está perdido. A vida é uma luta que só deve terminar com a morte. Fecho os meus olhos às adulações e os abro muito bem às críticas. A verdade é que eu tenho aprendido muito mais com o que dizem os meus inimigos do que o que dizem os meus amigos.
Não sei se isto é um defeito, ou uma qualidade, mas confio pouco nos outros e muito em mim mesmo. Se uma coisa vale a pena ser feita, significa que ela merece ser bem feita. Eu sei que só Deus é perfeito, mas, mesmo assim, procuro fazer tudo com perfeição. É uma obsessão que eu não consigo curar.
O homem que não é capaz de rir de si mesmo não será capaz de fazer alguma coisa boa na vida”.

Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Frente fria traz garoa e frio intenso para São Paulo nesta semana

VÍDEOS polêmicos de MC Pipokinha em site pornô horrorizam internautas

A Fazenda 18 já tem data de estreia; saiba qual

Fies: estudantes com parcelas em dia terão mais tempo para quitar financiamento

Cratera aberta durante obra da Sabesp interdita três casas em Osasco

Polícia investiga festa com fuzis em Vigário Geral e suspeita de presença de Peixão

Mulher é encontrada morta em estacionamento de UBS na Zona Sul de São Paulo

Apenas 5% das ações contra políticos no STF terminam em condenação