Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

A vida com Motivação

A vida com Motivação - Imagem: Freepik
A vida com Motivação - Imagem: Freepik
Cesar Romão

por Cesar Romão

Publicado em 09/03/2023, às 09h34


A motivação é um dos principais combustíveispara o sucesso pessoal e profissional. Ela é o que nos leva a buscar nossos sonhos, superar desafios e vencer obstáculos. Quando estamos motivados, temos mais energia, foco e determinação para agir em direção aos nossos objetivos, mesmo diante de adversidades.

No entanto, manter a motivaçãoem alta nem sempre é fácil. A vida é cheia de altos e baixos, e muitas vezes nos deparamos com situações que nos desanimam ou nos fazem questionar nossas escolhas. É nessas horas que precisamos encontrar fontes de motivação que nos ajudem a continuar em frente.

Uma das principais formas de manter a motivação é ter clareza sobre nossos objetivos e propósitos. Quando sabemos exatamente o que queremos alcançar, fica mais fácil manter o foco e a determinação. Além disso, é importante estabelecer metas desafiadoras, mas realistas, que nos permitam medir o progresso e celebrar as conquistas.

Outra forma de manter a motivação é desenvolver o autoconhecimento. Quando conhecemos nossos pontos fortes e fracos, e incentivamos onde somos fortes.

Com uma boa alimentação, sono adequado e prática regular de atividades físicas, que ajudam a manter a energia e o bem-estar físico e mental, isto abre caminho para motivar-se.

Cercar-se de pessoas e situações que nos inspiram e motivam é fundamental para manter a motivação em alta. Procure estar com pessoas que compartilham seus valores e objetivos, e que o incentivem a ser a melhor versão de si mesmo. Consuma conteúdos que o inspirem, como livros, palestras e podcasts. E, acima de tudo, acredite em si mesmo e em seu potencial.

A motivação é um processo dinâmico, que pode variar ao longo do tempo, mas com dedicação e disciplina, é possível mantê-la em níveis elevados e alcançar o sucesso em todas as áreas da vida.

Compartilhe  

últimas notícias