
por Zora Viana
Publicado em 15/08/2025, às 09h08
Quando comecei a empreender, nunca imaginei que um dia estaria escrevendo sobre educação corporativa sob o ponto de vista de quem viveu todas as dores e glórias de formar gente dentro e fora das empresas. Mas aqui estou. E, com o coração tranquilo, posso afirmar: estamos no meio de uma revolução.
Não é uma revolução barulhenta. Ela acontece nos bastidores. Nas salas de decisão onde lideranças começam a entender que desenvolver pessoas é mais do que capacitá-las tecnicamente. É gerar pertencimento, alinhamento, significado.
Tenho acompanhado de perto centenas de empresários(as) e diretores(as) de RH que estão mudando o jeito de educar suas equipes. Saem os treinamentos soltos e genéricos, entram trilhas formativas com base em vivências reais, com certificação, método e direção.
A forma como se ensina e aprende dentro das organizações está sendo ressignificada. E quem resistir a isso, vai ficar para trás.
Educar dentro das empresas não é mais sobre "ensinar técnica". É sobre:
Não se trata de modismo. Trata-se de sobrevivência estratégica.
O futuro será das empresas que entenderem que a forma mais inteligente de escalar é formar, reconhecer e desenvolver gente dentro de casa. A forma mais inteligente de crescer é educar com método.
Se você é um(a) profissional da educação, um(a) RH que acredita no poder da formação ou um(a) empresário(a) que deseja deixar legado através de pessoas, saiba: esse é o seu tempo.
Vamos agir?
Zora Viana

Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Moraes dá 48 horas para defesa de Bolsonaro explicar divulgação de carta lida por Flávio nas redes

Frente fria traz garoa e frio intenso para São Paulo nesta semana

Petróleo dispara com nova escalada entre EUA e Irã e mercado teme impactos globais

Propostas do governo Trump para flexibilizar venda de armas preocupam especialistas sobre impacto no tráfico internacional

Ônibus furtado invade imóvel na Cidade Tiradentes e motorista foge após colisão

Falso assalto termina com dois funcionários baleados por policial de folga na Zona Leste de São Paulo

Petróleo dispara com nova escalada entre EUA e Irã e mercado teme impactos globais

Os 5 ataques cibernéticos mais comuns: Como evitar ser a próxima vítima