Diário de São Paulo
Siga-nos

Jovem de 19 anos passa mal e morre após ser levada para a Santa Casa de Araraquara

Uma jovem de 19 anos morreu na Santa Casa de Araraquara (SP) após passar mal na terça-feira (25). Em nota, o hospital informou que o caso foi encaminhado para

Jovem de 19 anos passa mal e morre após ser levada para a Santa Casa de Araraquara
Jovem de 19 anos passa mal e morre após ser levada para a Santa Casa de Araraquara

Redação Publicado em 26/12/2018, às 00h00 - Atualizado às 14h04


Beatriz Soler da Luz chegou ao hospital com dores de cabeça e vômitos, segundo informações do boletim de ocorrência.

Uma jovem de 19 anos morreu na Santa Casa de Araraquara (SP) após passar mal na terça-feira (25). Em nota, o hospital informou que o caso foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), de Américo Brasiliense (SP), que vai investigar a causa da morte.

De acordo com a assessoria de imprensa da Santa Casa, a paciente deu entrada no hospital às 19h e foi a óbito por volta de 21h.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que o Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa), ligado à Universidade de São Paulo (USP) e responsável pela Vigilância Epidemiológica, fará a investigação sobre a morte da jovem. O órgão aguarda o laudo do SVO e os exames.

Suspeita

Segundo informações do boletim de ocorrência, Beatriz Soler da Luz foi levada ao hospital “com dores de cabeça e vômitos, mas antes mesmo de haver diagnóstico a respeito veio a óbito”.

O médico que atendeu a paciente verificou as hipóteses da causa da morte como sendo meningite ou dengue, mas não houve conclusão. O corpo de Beatriz foi encaminhado ao SVO.

A família da jovem, que morava no Jardim Europa, procurou o Plantão Policial para fazer o B.O., que foi registrado como morte natural e deverá ser encaminhado ao 2º Distrito Policial (DP).

Sintomas

Jovem passou mal e foi para a Santa Casa de Araraquara — Foto: Felipe Lazzarotto/ EPTV

Jovem passou mal e foi para a Santa Casa de Araraquara — Foto: Felipe Lazzarotto/ EPTV

Segundo a médica infectologista Estela Maura Cirino Cattelani, tanto a meningite quanto a dengue podem levar a óbito.

“A dengue pode ter sintomas leves ou mais floridos que podem levar a complicações. A meningite geralmente é um quadro mais sério, mas também podem ter quadros mais leves”, disse.

Segundo a infectologista, os sintomas da dengue geralmente causam dores no corpo, na cabeça, febre alta e, dependendo da intensidade do quadro, pode causar dores nas juntas, dores abdominais e vômitos.

“É um quadro bastante variado e pode ter complicações, como choques, tonturas, pode ter hemorragia ou não e pode ter outras complicações, inclusive do sistema nervoso, de fígado, de rins, que podem acabar levando a óbito”, explicou a médica.

De acordo com ela, os sintomas clássicos da meningite são dor de cabeça, febre e vômitos.

Saiba mais sobre meningites

A meningite é uma doença que pode ser confundida com a gripe, mas as sequelas são graves.

As meninges são as membranas que envolvem todo o sistema nervoso central. A meningite ocorre quando há alguma inflamação desse revestimento, causado por micro-organismos, alergias a medicamentos, câncer e outros agentes.

Transmissão

A meningite é transmitida quando pequenas gotas de saliva da pessoa infectada entram em contato com as mucosas do nariz ou da boca de um indivíduo saudável. Pode ser por meio de tosse, espirro ou pelo contato com barras de apoio dos ônibus, por exemplo.

Por isso, ambientes com muita gente e pouca circulação de ar são ideais para o contágio, e a doença costuma se espalhar muito no inverno. Lave bem as folhas das verduras e mantenha as mãos sempre limpas.

Vacinas

No Brasil, existem vacinas para todos os sorotipos de meningite, mas o sorotipo B está apenas no particular e custa, em média, R$ 500 a dose.

Compartilhe  

últimas notícias