Diário de São Paulo
Siga-nos

‘Bela vingança’ é conto de terror divertido e catártico feito sob medida para a era do ‘Me too’; G1 já viu

Carey Mulligan é, sem dúvida, a grande estrela que faz tudo acontecer tão bem. É entrega uma personagem acidamente engraçada, esperta e instável. Também é ela

Terror
Terror

Redação Publicado em 27/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h54


“Bela vingança” é um conto de terror moderno, divertido e hipnotizante e o filme que melhor resume a era do “Me too”. Daqueles que você vai gastar algumas horas pensando sobre – e provavelmente até sonhar com ele. É a aposta ambiciosa da roteirista e diretora Emerald Fennell para seu primeiro longa, que acerta e erra justamente por essa ambição.

Em resumo, sua premissa é uma vingança feminista. Cassie (Carey Mulligan) sai algumas noites disposta a dar uma lição em homens que se acham bonzinhos demais, mas não perdem a oportunidade de tentar se aproveitar de mulheres bêbadas e inconscientes.

Eles aparecem, um atrás do outro, com rostos conhecidos e inofensivos, de Adam Brody (da série “O.C”) a Christopher Mintz-Plasse (“Superbad”).

Carey Mulligan em 'Bela Vingança' — Foto: Divulgação

Carey Mulligan em ‘Bela Vingança’ — Foto: Divulgação

E essa primeira parte do filme é uma delícia: provoca uma catarse prazerosa na qual você torce para a personagem pegar todos os cretinos nas baladas – e para que exista alguém fazendo exatamente a mesma coisa na sua cidade.

Mas a história perde um pouco da dinâmica no segundo ato, quando as pequenas vinganças noturnas e mundanas da personagem dão lugar a um grande acerto de contas pessoal com o passado.

Essa instabilidade no tom atrapalha, mas não apaga suas qualidades: humor ácido e inteligente, alfinetadas de cinismo sobre uma sociedade hipócrita e um suspense não apelativo.

Carey Mulligan é, sem dúvida, a grande estrela que faz tudo acontecer tão bem. É entrega uma personagem acidamente engraçada, esperta e instável. Também é ela quem segura tudo funcionando quando a história dá indícios de patinar.

A atriz de 35 anos começou a carreira em 2005 e se destacou com personagens secundários, chegando ao auge com seu papel em “Vida Selvagem” (2018). Mas neste filme, ela explode e merece vencer as premiações a que for indicada.

Mulligan funciona muito bem com a maioria dos personagens, principalmente com a chefe interpretada por Laverne Cox, e o insistente par romântico feito por Bo Burnham, cujas origens do stand-up criam um sujeito cativante e desastrado na medida que o filme pede.

Carey Mulligan e Bo Burnham em 'Bela Vingança' — Foto: Divulgação/Focus Feature

Carey Mulligan e Bo Burnham em ‘Bela Vingança’ — Foto: Divulgação/Focus Feature

O filme conseguiu quatro indicações ao Globo de Ouro 2021: Melhor filme de drama, melhor atriz de drama, melhor direção e roteiro. Veja a lista completa. Com estas, ele soma 132 indicações em festivais e premiações e 58 vitórias.

É o primeiro longa de Emerald Fennell. Até então, ela só havia dirigido um curta, mas é roteirista da excelente “Killing Eve”, além da série “Drifters”. Ela também escreveu três livros.

Emerald Fennell, em foto de janeiro de 2020 — Foto: Rich Polk/Getty Images North America/Getty Images via AFP/Arquivo

Emerald Fennell, em foto de janeiro de 2020 — Foto: Rich Polk/Getty Images North America/Getty Images via AFP/Arquivo

A diretora faz opções colantes e pops com tom de cinismo, como as cores doces e meigas demais que rodeiam a personagem sombria. E músicas pop grudam na cabeça feito chiclete, com versões originais, remixes animados e até arranjos dark de sucessos de Britney Spears, Spice girls, Paris Hilton e Charli XCX.

É um filme muito contemporâneo e ligado aos debates que dominaram o noticiário “feminista” nos Estados Unidos nos últimos anos, rodado, pensado e possível para a era em que as mulheres não apenas exigem seus direitos, mas também justiça e reparação.

E é, enfim, um acerto de contas fictício contra a impunidade que continua a assombrar a sociedade, não importa quantos holofotes estejam sobre ela.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

Tags social

últimas notícias