Diário de São Paulo
Siga-nos

Campeã do Carnaval 2022: apuração das notas das escolas de samba de SP acontece nesta terça-feira

A escola de samba campeã do carnaval 2022 de São Paulo será definida na tarde desta terça-feira (26). A apuração das notas começa às 16h no Sambódromo do

Campeã do Carnaval 2022: apuração das notas das escolas de samba de SP acontece nesta terça-feira
Campeã do Carnaval 2022: apuração das notas das escolas de samba de SP acontece nesta terça-feira

Redação Publicado em 26/04/2022, às 00h00 - Atualizado às 07h47


A escola de samba campeã do carnaval 2022 de São Paulo será definida na tarde desta terça-feira (26). A apuração das notas começa às 16h no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte da capital.

g1 e o Globoplayvão transmitir, ao vivo, as apurações de São Paulo e Rio. No Rio, também haverá a transmissão da apuração da Série Ouro, na sequência do resultado do Grupo Especial.

Os jurados se baseiam no Manual do Julgador elaborado pela Liga Independente das Escolas de Sampa de São Paulo.

Nove quesitos são julgados com notas que variam de nove a dez, com uma casa decimal. Todas as notas também devem ser acompanhadas de justificativa por escrito, com critérios técnicos. Neste ano, as notas serão lidas na seguinte ordem: harmonia, mestre-sala e porta-bandeira, enredo, evolução, bateria, fantasia, alegoria, samba-enredo e comissão de frente (veja detalhes abaixo).

Há também punições com descontos na nota, caso algumas exigências não sejam cumpridas. Entre os critérios obrigatórios estão o número mínimo de componentes da escola, apresentação de todas as alas e respeito ao limite de tempo para o desfile, que deve ficar entre 55 e 65 minutos.

Em reunião das escolas com a Liga na segunda-feira (25), ficou decidido que, em caso de empate, o primeiro quesito a ser considerado para o desempate será a nota da comissão de frente.

Confira abaixo os nove quesitos avaliados:

  • Harmonia: Analisa se os componentes da escola estão integrados, cantando o samba conforme o ritmo da bateria e fazendo as coreografias corretamente.
  • Samba-enredo: O jurado deve considerar se a letra do samba transmite o enredo proposto pela escola. Já a melodia deve provocar nos componentes a vontade de evoluir, dançar e cantar.
  • Bateria: Avalia o desempenho dos ritmistas e dos mestres de bateria acompanhando o samba-enredo. Além de alguns instrumentos obrigatórios, é importante que tudo esteja afinado.
  • Alegoria: Julga os carros alegóricos: a beleza e a relação com o enredo.
  • Comissão de Frente: A coreografia conta com alguns movimentos obrigatórios, como a saudação ao público e a apresentação da escola. Jurados também dão nota para a fantasia.
  • Enredo: Nesse quesito é considerado se o tema está sendo bem contado na avenida, com a ajuda das alas e alegorias, e se o jurado e o público conseguem fazer uma leitura fácil da apresentação.
  • Fantasia: Avalia a beleza e o significado das fantasias desfiladas. Os jurados também podem se atentar a detalhes e ao acabamento.
  • Mestre-sala e porta-bandeira: Considera-se o entrosamento dos dois na coreografia, a graciosidade dos movimentos e, também, as fantasias.
  • Evolução: Julga a forma como a escola passa pela avenida, sem deixar buracos e sem correr para cumprir o tempo do desfile.

.

.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias