Diário de São Paulo
Siga-nos

Barcos particulares fazem buscas por turista que sumiu após tirar foto e mergulhar no litoral de SP

Equipes do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), com o apoio da Marinha, continuam as buscas, nesta segunda-feira (7), pelo turista Fernando Dmitruk, de

Barcos particulares fazem buscas por turista que sumiu após tirar foto e mergulhar no litoral de SP
Barcos particulares fazem buscas por turista que sumiu após tirar foto e mergulhar no litoral de SP

Redação Publicado em 07/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h12


Equipes do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), com o apoio da Marinha, continuam as buscas, nesta segunda-feira (7), pelo turista Fernando Dmitruk, de 55 anos, que desapareceu no mar após posar para uma foto e dar um mergulho durante um passeio de lancha com a família e amigos em Bertioga, no litoral de São Paulo. Além disso, a família contratou barcos particulares para ajudarem nas buscas por ele.

Dmitruk mora na capital paulista, mas, segundo uma amiga da família, a veterinária Lídia Rodrigues, de 29 anos, ele já tem casa em Guarujá, cidade vizinha à Bertioga, há cerca de 20 anos. Como ele conhece a área e nada muito bem, a família e os amigos mantêm as esperanças de encontrá-lo com vida. O turista é engenheiro e diretor de vendas de uma empresa familiar, de automatização industrial. Ele fazia um passeio de lancha quando foi dar um mergulho no mar, e desapareceu.

Segundo Lídia atualizou ao G1, os barcos particulares contratados pela família já iniciaram as buscas neste domingo (6). Além disso, O GBMar informou que também atuou nas buscas, contando com apoio de equipes de mergulhadores, além das embarcações dos bombeiros que percorreram a área. Apesar dos esforços, Fernando ainda não foi localizado.

Foto mostra região em que engenheiro fazia passeio de lancha com amigos e família — Foto: Arquivo pessoal

Foto mostra região em que engenheiro fazia passeio de lancha com amigos e família — Foto: Arquivo pessoal

Durante o domingo, o GBMar explica que os mergulhadores atuaram durante o período da tarde, na área em que amigos e família relataram ver Dmitruk pela última vez.

“Fizemos uma corrente de oração na Praia de Pernambuco, onde ele gostava de ficar. Queremos que os bombeiros coloquem os mergulhadores também nesta segunda, porque os barcos particulares continuarão nas buscas e queremos muito achá-lo, temos esperança que vamos. A família solicitou também o apoio do helicóptero Águia da PM para sobrevoar ilhas e localidades próximas, mas eles não nos deram retorno sobre uma possível ajuda”, explica Lídia.

Os bombeiros relatam que as buscas retomam nesta segunda-feira com as embarcações. De acordo com o GBMar, as buscas estão mais concentradas na região de Bertioga, mas em direção ao litoral norte, por conta da oscilação da corrente marítima, já que foi observado pelas equipes que as águas estão percorrendo da direção de sul para norte.

Sobre os mergulhadores, o Grupamento de Bombeiros Marítimo afirma que só poderá definir com certeza se eles auxiliarão na tentativa de localizar o turista quando as equipes iniciarem as buscas, já que a avaliação é feita pela manhã, pelo oficial responsável.

O G1 entrou em contato com a assessoria da Polícia Militar, solicitando posicionamento sobre possível apoio do helicóptero Águia nas operações que visam localizar o engenheiro, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias