Desemprego nos EUA cai para 3,9%, taxa mais baixa em 17 anos

A taxa de desemprego nos Estados Unidos caiu para 3,9% em abril, seu nível mais baixo em 17 anos, apesar da criação de empregos abaixo do esperado, segundo

Desemprego nos EUA cai para 3,9%, taxa mais baixa em 17 anos -

Redação Publicado em 04/05/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h32

A taxa de desemprego nos Estados Unidos caiu para 3,9% em abril, seu nível mais baixo em 17 anos, apesar da criação de empregos abaixo do esperado, segundo dados do departamento do Trabalho publicados nesta sexta-feira (4).

A economia americana criou 164 mil empregos, quando os analistas esperavam 190 mil.

A queda de dois décimos de ponto no desemprego, para o nível mais baixo desde dezembro de 2000, deve-se em parte a uma redução da participação dos desempregados no mercado de trabalho.

O relatório de emprego do Departamento do Trabalho dos EUA também mostrou que os salários tiveram apenas leve alta no mês passado, o que poderia aliviar as preocupações de que as pressões inflacionárias estavam aumentando rapidamente, provavelmente mantendo o Federal Reserve, banco central dos EUA, em uma trajetória gradual de aperto monetário (elevação da taxa de juros).

Na quarta-feira (2), o Fed decidiu manter a taxa de juros do país no patamar entre 1,5% e 1,75%.

A última elevação dos juros ocorreu na reunião de 20 e 21 de março, quando o Fed subiu as taxas em 0,25 ponto percentual. Atualmente, o banco central prevê outros dois aumentos dos juros este ano, embora um número crescente de autoridades monetárias veja três altas como uma possibilidade.

O aumento dos juros nos Estados Unidos tem potencial para atrair recursos aplicados em outras economias, sobretudo dos países emergentes.

jornal bom dia jornal bom dia catanduva jornal bom dia rio preto jornal bom dia bauru jornal bom dia jundiai jornal bom dia sorocaba

Leia também