SINTOMAS

José Dirceu é internado por suspeita de insuficiência coronária

Ex-ministro da Casa Civil está internado no Hospital Sírio-Libanês

José Dirceu é internado por suspeita de insuficiência coronária - Imagem: Reprodução / Agência Senado / Geraldo Magela

William Oliveira Publicado em 01/08/2024, às 10h59

Na tarde desta quarta-feira (31), o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com um possível quadro de insuficiência coronária.

Dirceu foi hospitalizado após manifestar alguns sintomas alarmantes durante seu retorno de uma viagem à China. Segundo os primeiros relatórios emitidos, o ex-ministro apresentou sintomas de intoxicação alimentar, que evoluíram para suspeitas de insuficiência coronariana.

Atualmente, Dirceu está sob os cuidados do médico Dr. Roberto Kalil Filho, que também atende o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"O paciente José Dirceu de Oliveira Silva foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, hoje, 31 de julho, para avaliação de saúde, aos cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e equipe. Dada a hipótese clínica de insuficiência coronária, fará exame de cateterismo cardíaco previsto para ocorrer amanhã", informou o boletim médico

Segundo o filho de Dirceu, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), o ex-ministro está consciente, porém passará por um cateterismo cardíaco, que está previsto para ocorrer nesta quinta-feira (1) para verificar se há alguma obstrução em uma artéria.

Em 2023, o ex-ministro precisou passar cinco dias internado no hospital para realizar um procedimento neurocirúrgico. No início deste ano, Dirceu foi internado para tratar uma pneumonia.

O que é insuficiência coronária?

A insuficiência coronária é uma condição arterial que ocorre quando há obstrução das artérias coronárias, que são os vasos sanguíneos responsáveis por irrigar o músculo do coração.

Essa condição se desenvolve quando placas de gordura se acumulam no interior desses vasos sanguíneos.

José Dirceu Luiz Inácio Lula da Silva São Paulo zeca dirceu Hospital Sírio-Libanês insuficiência coronária Roberto Kalil Filho

Leia também