Política

Gleisi Hoffmann será a nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais

Gleisi Hoffmann assume a articulação política do governo em meio a reformas e desafios

Gleisi Hoffmann será a nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais - Imagem: Reprodução/Instagram

Manoela Cardozo Publicado em 28/02/2025, às 13h55

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um convite, nesta sexta-feira (28), para a deputada Gleisi Hoffmann (PR) assumir a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República. Gleisi substituirá Alexandre Padilha, que foi indicado para o Ministério da Saúde. A cerimônia de posse da presidente do PT ocorrerá no dia 10 de março, após o Carnaval. Esta mudança faz parte de uma reforma ministerial que começou com a substituição de Nísia Trindade por Padilha, uma movimentação que estava sendo discutida no Palácio do Planalto nas últimas semanas. O presidente indicou que a alteração tem o objetivo de trazer um perfil mais combativo e ágil para a Saúde.

Em uma entrevista ao Balanço Geral Litoral, da Record, realizada na quinta-feira (27), Lula explicou a decisão, afirmando: "Nísia era uma companheira da mais alta qualidade, minha amiga pessoal, mas eu estou precisando de um pouco mais de agressividade, mais agilidade, mais rapidez; por isso, estou fazendo algumas trocas". A SRI, que Gleisi assumirá, tem um papel fundamental na articulação política do governo, especialmente com o Congresso Nacional. Alexandre Padilha enfrentou críticas durante seu tempo no cargo por sua falta de habilidade em dialogar com diferentes grupos políticos, sendo também visto como um adversário do ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

A troca acontece em um momento de desafios para o governo Lula, que tem enfrentado quedas nas pesquisas de aprovação. Com a intenção de reverter essa situação, o governo planeja enviar uma série de projetos ao Congresso este ano, na tentativa de reconquistar o apoio do eleitorado. Gleisi Hoffmann será responsável por liderar essa articulação com deputados e senadores. Uma das principais propostas do Palácio do Planalto é a ampliação da isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil, um tema que já está sendo debatido no Ministério da Fazenda.

Imposto de renda Congresso Nacional REFORMA MINISTERIAL APROVAÇÃO PROPOSTAS RECORD ARTHUR LIRA ALEXANDRE PADILHA Luiz Inácio Lula da Silva Ministério da Saúde Palácio do Planalto Câmara dos Deputados governo Lula Nísia Trindade PLEITOS Gleisi Hoffmann agilidade política Deputada do PT Balanço Geral Litoral aumento de isenção Secretaria de Relações Institucionais

Leia também