Acidente

Que desespero! Em vídeo, robô jogador de xadrez parte o dedo de criança em Moscou

O acidente aconteceu no campeonato Open de xadrez em Moscou

Criança teve dedo quebrado por robô ao jogar antes da hora - Imagem: Twitter @Russian_Market

João Perossi Publicado em 25/07/2022, às 14h32

Um acidente grave ocorreu durante o campeonato Open de xadrez em Moscou. Durante o torneio, um braço mecânico com inteligência artificial disputava uma partida com uma criança, quando uma falha no sistema fez o robô agarrar o dedo da criança e quebrá-lo.

A situação, capturada por uma câmera de segurança, desesperou as pessoas que estavam ao redor, que logo correram e tiraram o membro do menino das mão do robô. Porém, a fratura não pôde ser evitada. Segundo especialistas, responsáveis pelo monitoramento do robô, a falha aconteceu porque o menino se apressou em fazer sua jogada.

O presidente da Federação de Xadrez de Moscou, Sergey Lazrev, informou em entrevista para o portal TASS Media que lamenta o infortúnio, mas que a federação não se responsabiliza pelo robô.

“O robô foi alugado por nós, está exposto em muitos lugares por especialistas há muito tempo. Aparentemente, os operadores ignoraram algumas falhas. A criança fez um movimento, e depois disso é necessário dar tempo para o robô responder, mas o menino se apressou, o robô o agarrou. Não temos nada a ver com o robô”, afirmou Lazrev.

O menino voltou a disputar o torneio no dia seguinte, com o dedo enfaixado e com ajuda de voluntários para anotar as jogadas.

O presidente afirmou ainda que a organização vai ajudar a família do jeito que puder, e que as regras de segurança do robô terão que ser revistas pela equipe.

acidente CRIANÇA MOSCOU XADREZ Robô

Leia também