PF cumpre mandados em 3ª fase de operação que investiga tráfico internacional de drogas por Viracopos

A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta terça-feira (6), mandados de prisão e de busca e apreensão durante o terceiro desdobramento da Operação

PF cumpre mandados em 3ª fase de operação que investiga tráfico internacional de drogas por Viracopos -

Redação Publicado em 06/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h12

A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta terça-feira (6), mandados de prisão e de busca e apreensão durante o terceiro desdobramento da Operação Overload, que investiga o tráfico internacional de drogas a partir do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Segundo a investigação, o objetivo é “desarticular definitivamente a organização criminosa”.

De acordo com a PF, são cumpridos 18 mandados de prisão preventiva e dois de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Campinas. A ação desta terça-feira conta com 40 agentes federais, além de cinco equipes do Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep), e das corregedorias das polícias Civil e Militar, por haver um policial civil e um militar entre os presos.

Polícia Federal cumpre mandados nesta terça contra tráfico internacional de drogas — Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal informou que a nova operação, que recebeu o nome de “Airline”, teve início a partir da análise de documentos e informações de 10 mil páginas de inquérito, obtidos durante a Operação Overload. De acordo com a investigação, concluiu-se que existe “um corpo robusto” para a prática de tráfico internacional de drogas, incluindo também o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.

Assim como acontecia em Viracopos, a PF acredita que os investigados enviaram, por Guarulhos, pelo menos meia tonelada de drogas para a Europa, por meio dos crimes de falsificação de documentos, como etiquetas de passageiros e cargas, extorsão, extorsão mediante sequestro, além de corrupção ativa e passiva.

O nome da operação vem da estrutura montada pela organização para manter uma logística permanente de tráfico de drogas por via área internacional. A “Airline” é o terceiro desdobramento da Overload, que foi deflagrada em 6 de outubro de 2020 e prendeu 30 pessoas, além de apreender dinheiro e carros de luxo.

Os outros dois desdobramentos foram as operações “AKE” E “Lavaggio”, que deram seguimento às investigações. Pelo menos cinco dos 18 mandados de prisão já foram cumpridos. Os suspeitos estão sendo levados para o 2º Distrito Policial de Campinas.

.

.

.

G1

polícia SPDIÁRIO DESTAQUE

Leia também