Caso é investigado como homicídio culposo; agente foi liberado após pagamento de fiança
Letícia Sales Publicado em 11/04/2026, às 12h22
Um agente da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo foi preso em flagrante na noite de sexta-feira (10) após atirar e matar um ciclista durante uma abordagem no bairro de Moema, na zona sul da capital.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, equipes realizavam patrulhamento na região quando decidiram abordar o ciclista. Durante a ação, um dos guardas efetuou um disparo que atingiu a vítima, que morreu ainda no local.
A pasta não detalhou se houve tentativa de fuga ou reação por parte do ciclista no momento da abordagem.
O agente foi preso em flagrante, mas acabou liberado após o pagamento de fiança. O caso foi registrado como homicídio culposo — quando não há intenção de matar — e está sob investigação do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa.
A Corregedoria da GCM também acompanha o caso, que segue em apuração para esclarecer as circunstâncias do disparo.
A ocorrência reacende o debate sobre protocolos de abordagem e uso da força por agentes de segurança pública na capital paulista.