Dupla foi capturada em nova fase da Operação On Ice, que já apreendeu uma tonelada de entorpecente, gerando prejuízo milionário ao crime organizado
Lívia Gennari Publicado em 14/05/2025, às 17h53
Um casal foi preso nesta quarta-feira (14), por suspeita de integrar uma quadrilha especializada na produção e distribuição de substâncias derivadas do tetrahidrocanabinol (THC), principal componente psicoativo da maconha.
A ação foi conduzida pelo Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), da Polícia Civil de São Paulo, como parte da segunda fase da Operação On Ice.
Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em um apartamento de luxo localizado no bairro Cidade Monções, na zona sul da capital paulista, onde encontraram os suspeitos. No imóvel, foram apreendidos R$ 1,5 milhão em espécie, divididos em centenas de milhares de reais escondidos em diferentes lugares da residência.
A alta quantia despertou a atenção das autoridades pela forma como as cédulas estavam organizadas e escondidas. De acordo com os investigadores, o nível de sofisticação evidencia a sofisticação da estrutura criminosa.
A prisão do casal dá continuidade à ofensiva que foi iniciada no fim de abril, quando outros três integrantes do mesmo grupo criminoso foram detidos. Na ocasião, a Polícia Civil apreendeu aproximadamente uma tonelada de entorpecentes, entre maconha, ice (droga sintética com alto teor de THC), haxixe e skunk.
Todas as substâncias com elevado valor no mercado ilegal. Também foram confiscados R$2 milhões em espécie, totalizando até agora R$3,5 milhões apreendidos durante a operação.
De acordo com a 5ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), responsável pelo caso, a quadrilha utilizava pelo menos cinco endereços na capital e na região metropolitana de São Paulo para a produção, armazenamento e distribuição das drogas.
A polícia acredita que os locais funcionavam como laboratórios clandestinos, contendo equipamentos para manipulação e embalagem dos entorpecentes.
O casal foi autuado por tráfico de drogas e associação para o tráfico, e seguem à disposição da Justiça. A identidade dos suspeitos não foi divulgada.
As investigações continuam com o objetivo de localizar outros envolvidos no esquema e desarticular por completo a estrutura da “quadrilha do THC”. A polícia também investiga se há atuação do grupo em outros estados ou conexões com organizações internacionais do narcotráfico.
Segundo a SSP-SP, o prejuízo causado à quadrilha já ultrapassa R$ 30 milhões.