Linha 17-Ouro

Primeiro trem da Linha 17-Ouro embarca na China rumo ao Brasil

Primeiro de 14 unidades encomendadas pelo Metrô de São Paulo, tem chegada prevista para junho

Linha terá extensão comercial de 6,7 quilômetros e 8 estações - Imagem: Divulgação / Governo de São Paulo

Sabrina Oliveira Publicado em 14/05/2024, às 12h43

O Metrô de São Paulo dá um importante passo rumo à modernização e expansão do transporte público na cidade. O primeiro trem da Linha 17-Ouro embarcou nesta quarta-feira (15) no porto de Zhangjiagang, próximo a Shanghai, na China, com destino ao Brasil. A composição, desenvolvida especialmente para esta linha, está programada para chegar ao Porto de Santos no mês de junho, a bordo do navio cargueiro Kong Que Song.

A chegada do trem ao Brasil marca o início de uma série de importações planejadas pelo Metrô de São Paulo. Este é o primeiro de um lote de 14 unidades fabricadas pela empresa chinesa BYD, que deverão atender à nova linha do sistema metroviário paulistano. Após a chegada ao Brasil, o trem passará pelos trâmites de liberação aduaneira e será transportado para o Pátio Água Espraiada, onde será montado e submetido a rigorosos testes e protocolos de segurança.

Com capacidade para 616 passageiros, o novo trem da Linha 17-Ouro é composto por cinco carros, todos equipados com ar-condicionado, iluminação LED e câmeras de vigilância. A segurança dos passageiros é uma prioridade, com sistemas de detecção e combate a incêndios, além de comunicação audiovisual integrada que inclui mapas de linha dinâmicos e intercomunicadores conectados ao Centro de Controle Operacional (CCO). 

O design do trem também contempla acessibilidade, com assentos prioritários e áreas reservadas para pessoas com deficiência. Em situações de emergência, a composição possui um sistema de baterias que garante a autonomia de tração entre as estações.

O cronograma prevê que o segundo trem do lote chegue ao Brasil ainda este ano, com as demais unidades sendo entregues progressivamente ao longo de 2025. A meta do Metrô de São Paulo é concluir a obra bruta da Linha 17-Ouro até o final de 2025, permitindo o avanço na instalação dos sistemas necessários para a operação da linha, que tem abertura prevista para 2026. Quando concluída, a Linha 17-Ouro conectará o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos da cidade, beneficiando aproximadamente 100 mil passageiros diariamente.

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