Escola

Governo de SP simplifica vida de pais: rematrícula escolar agora é automática

Nova medida estadual moderniza a educação e agiliza processos

Governo de SP simplifica vida de pais: rematrícula escolar agora é automática - Imagem: Reprodução/Freepik

Gabrielly Bento Publicado em 15/08/2024, às 11h24

Uma boa notícia para os pais de alunos da rede estadual de ensino paulista! A partir deste ano, a rematrícula escolar se tornou automática, eliminando a necessidade de realizar o processo manualmente.

Com essa nova medida, pais e responsáveis ganharão mais tempo e praticidade, já que não precisarão mais se preocupar com prazos e burocracias de seja indo até a escola fisicamente ou acessando o sistema online.

Segundo o Metrópoles, a alteração divulgada pela Secretaria da Educação garantirá que os alunos permaneçam nas mesmas instituições onde estão atualmente matriculados, desde que haja turmas disponíveis para a próxima fase do ensino.

Por exemplo, se um estudante estiver no 9º ano do Ensino Fundamental e a escola não oferecer o Ensino Médio no ano seguinte, o aluno será transferido para uma escola localizada a no máximo 2 km de sua residência.

A Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc-SP) já realizou a rematrícula automática para o ano letivo de 2025, garantindo a vaga dos alunos em suas respectivas escolas.

A partir de 15 de agosto, as famílias podem consultar a matrícula de seus filhos através do site da Secretaria Escolar Digital (SED) na opção "Consulta Pública" ou em uma unidade do Poupatempo.

As famílias que querem transferir as crianças para outra escola ou que não estejam satisfeitas com a instituição escolhida para a próxima fase escolar podem pedir a mudança através do site da SED ou diretamente na escola, começando na sexta-feira (19).

O prazo para fazer esse pedido vai até 13 de setembro. É necessário informar de uma a três escolas de preferência. O resultado final será anunciado a partir de 2 de dezembro.

Ainda de acordo com o Metrópoles, além disso, alunos de escolas privadas que desejam ingressar na rede estadual também podem realizar a matrícula para o ano seguinte, entre 19 de agosto e 13 de setembro. Para isso, o responsável pelo estudante deve visitar uma escola estadual ou um posto do Poupatempo, levando documentos como RG, histórico escolar do aluno e comprovante de endereço.

ESCOLA alunos São Paulo colégio

Leia também