TEMPERATURA

Frente fria neste domingo (15) ameniza tempo seco e calor em SP

Clima fez o dia amanhecer com muita nebulosidade e os termômetros oscilaram em torno dos 17,2°C

Frente fria neste domingo (15) ameniza tempo seco e calor em SP - Imagem: Reprodução / Agência Brasil / Rovena Rosa

William Oliveira Publicado em 15/09/2024, às 11h56

Após alguns dias de alerta para altas temperaturas e tempo seco no estado de São Paulo, a chegada de uma frente fria neste domingo (15) fez o dia amanhecer com muita nebulosidade e termômetros oscilando em torno dos 17,2°C durante a madrugada.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, as estações meteorológicas da cidade registraram mínimas de 14,7°C no extremo sul da cidade, enquanto a região central registrou 18,1°C.

Em relação à probabilidade de chuva, foram registrados chuviscos em apenas alguns pontos da zona sul até o momento. Ainda existem condições para chuviscos entre a tarde e o período da noite, principalmente nas regiões mais próximas da Serra do Mar, no sul da Grande São Paulo.

Ainda segundo os dados do CGE, setembro registrou até o momento apenas 0,3 mm de chuva, o que corresponde a 0,4% dos 68,5 mm esperados para o mês.

Durante o decorrer do dia, as temperaturas não devem superar os 22°C e os índices de umidade permanecerão acima de 60%.

Chuva preta

No momento, a Defesa Civil está em alerta máximo para a possibilidade de chuva preta em São Paulo a partir deste domingo (15). De acordo com o órgão, esse tipo de fenômeno ocorre quando as partículas de fumaça e poluentes, geradas pelas queimadas, são levadas para a atmosfera terrestre e, ao se misturarem com as gotas de chuva, geram uma coloração escura.

As queimadas que ocorrem em todo o estado de São Paulo estão afetando exponencialmente a qualidade do ar, mas com a chegada da chuva neste domingo, essa fuligem será limpa da atmosfera, haverá um aumento da umidade relativa do ar e a diminuição dos riscos de queimadas.

No entanto, a Defesa Civil ainda recomenda que a água proveniente da chuva preta não seja utilizada e o contato também seja evitado, já que as gotas carregam partículas de inúmeros poluentes tóxicos.

Queimadas DEFESA CIVIL altas temperaturas Serra do Mar Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas Chuva preta

Leia também