Operação Policial

Casal é preso por falsificação de bebidas em Rio Claro

Operação fecha fábrica clandestina de bebidas em São Paulo e apreende R$ 72 mil, veículos e rótulos falsificados

Polícia fecha fábrica clandestina de bebidas em Rio Claro no interior de São Paulo. - Imagem: Reprodução/Polícia Civil.

Erika Osti Publicado em 08/01/2026, às 18h27

A Polícia Civil de São Paulo prendeu em flagrante um homem de 29 anos e uma mulher de 26 durante a 3ª fase da operação “Poison Source”, que combate a falsificação de bebidas alcoólicas no estado. A ação ocorreu na quinta-feira (8) em Rio Claro, interior paulista, e revelou uma verdadeira “indústria” ilegal instalada em um sítio no distrito de Ajapi e em uma adega da cidade.

Segundo os investigadores, o casal era responsável pela fabricação e comercialização clandestina de bebidas. No local, foram encontrados rótulos falsificados de marcas conhecidas, insumos químicos, garrafas, equipamentos de produção e cerca de R$ 72 mil em dinheiro vivo. Também foram apreendidos veículos usados para transportar os produtos adulterados.

As bebidas eram vendidas como originais, mas continham substâncias que poderiam causar sérios riscos à saúde. Por isso, os dois foram autuados por crimes contra a saúde pública, contra as relações de consumo e contra a propriedade industrial.

A operação foi conduzida pela Divisão de Investigações sobre Crimes contra a Saúde Pública (Divecar), com apoio de outras equipes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Ao todo, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça.

De acordo com a Polícia Civil, a investigação continuará para identificar outros envolvidos e mapear a rede de distribuição das bebidas falsificadas. O Ministério da Agricultura reforçou que a prática é crime e que os consumidores devem estar atentos à procedência dos produtos, desconfiando de preços muito abaixo do mercado e verificando se os rótulos apresentam sinais de adulteração.

Prisão FALSIFICAÇÃO RIO CLARO São Paulo polícia civil OPERAÇÃO Bebidas

Leia também