GUERRA

Rússia realiza ofensiva aérea contra a Ucrânia

População foi orientada a se abrigar nas estações de metrô

Rússia realiza ofensiva aérea contra a Ucrânia - Imagem: Reprodução / X / @TRTWorldNow

William Oliveira Publicado em 26/08/2024, às 10h57

Nesta segunda-feira (26), ao menos sete explosões foram registradas na capital ucraniana, Kiev, durante um ataque aéreo realizado pela Rússia. No momento, a população de Kiev foi orientada a se abrigar nas estações de metrô.

Diante dos ataques russos, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu auxílio aos países europeus aliados para derrubar os drones e mísseis lançados pela Rússia.

"É crucial que nossos parceiros cumpram os compromissos que fizemos juntos, em particular com relação aos sistemas de defesa aérea, mísseis para eles. E, além disso, devemos finalmente nos unir em nossos esforços para abater mísseis e drones russos", declarou Zelensky.

Ainda segundo o presidente ucraniano, aproximadamente mais de cem mísseis e cerca de cem drones do tipo Shahed foram utilizados durante o ataque.

Desde fevereiro de 2022, a Ucrânia é alvo de diversos ataques russos, desde que Moscou iniciou uma operação militar contra o país.

Outros Ataques

Ainda nesta segunda-feira (26), outras explosões foram registradas em algumas regiões do país, incluindo a cidade de Lutsk, no noroeste, onde as autoridades locais informaram que um bombardeio atingiu um prédio de apartamentos.

De acordo com o governador Filip Pronin, pelo menos cinco pessoas ficaram feridas na região de Poltava, no centro, em um ataque contra uma área industrial. Explosões também foram relatadas pelos governadores das regiões de Odessa e Zaporizhzhia.

Em decorrência dos ataques, a operadora ucraniana DTEK anunciou cortes na rede de energia elétrica.

KIEV Volodymyr Zelensky Rússia Ucrânia

Leia também