Putin aprova lei que abre caminho para excluir opositores das eleições

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, aprovou nesta sexta-feira (4) uma lei que deve dificultar a participação de opositores nas eleições legislativas

Putin aprova lei que abre caminho para excluir opositores das eleições -

Redação Publicado em 04/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h28

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, aprovou nesta sexta-feira (4) uma lei que deve dificultar a participação de opositores nas eleições legislativas marcadas para setembro.

Isso porque, com a nova regra, membros de “organizações extremistas” não poderão concorrer – o que impediria, por exemplo, a participação de aliados do opositor preso Alexei Navalny.

A medida foi condenada pela oposição ao governo de Putin, que a considerou como uma tentativa de silenciamento. A lei já havia passado pela Câmara russa e foi confirmada, na quarta (2), pelo Senado.

Contra Navalny e apoiadores

A medida aprovada nesta sexta deve atingir diretamente a rede de apoiadores do principal opositor ao presidente Putin, Alexei Navalny, já considerada “extremista” por uma das agências federais russas.

Além disso, a Promotoria do país alegou à Justiça que a rede coordenada por Navalny tenta desestabilizar a situação social da Rússia.

Alexei Navalny antes de audiência sobre a sua prisão em 20 de fevereiro de 2021 em um tribunal de Moscou — Foto: Maxim Shemetov/Reuters

A equipe do ativista preso questionou a decisão e disse que o Kremlin tenta neutralizar seu movimento e de silenciá-lo antes das eleições de 19 de setembro – enquanto o partido de Putin vem perdendo sua popularidade.

O Rússia Unida tem caído nas pesquisas de intenção de voto por conta de uma situação financeira complicada e diversos escândalos de corrupção.

.

.

.

G1

PUTIN SPDIÁRIO DESTAQUE

Leia também