JAPÃO

Premiê japonês anuncia saída do cargo; veja motivo

Fumio Kishida estava no cargo desde outubro de 2021

Premiê japonês anuncia saída do cargo - Imagem: Reprodução / Instagram / @fumio_kishida

William Oliveira Publicado em 14/08/2024, às 09h38

Na manhã desta quarta-feira (14), durante uma entrevista, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, anunciou que deixará o cargo em setembro, pois optou por não concorrer à reeleição pelo Partido Liberal Democrata (LDP).

“Eleições transparentes e abertas e debates livres e vigorosos são importantes. O primeiro passo mais óbvio para mostrar que o LDP mudará é eu me afastar”, afirmou Kishida

No poder desde outubro de 2021, Kishida teve sua imagem abalada pelo índice de inflação, por diversos casos de escândalos financeiros em seu partido e pelo gasto exagerado na Defesa.

Kishida é definido como uma “liderança forte”, tendo fornecido ajuda para construir uma rede de “alianças de segurança em toda a região do Indo-Pacífico que resistirá ao tempo”, afirmou o embaixador dos Estados Unidos no Japão, Rahm Emanuel.

“Nesta eleição presidencial, é necessário mostrar ao povo que o LDP está mudando e que o partido é um novo LDP”, disse Kishida, de 67 anos, completou o primeiro-ministro

Até o momento, o sucessor de Kishida não foi decidido, mas já existem alguns nomes cotados dentro do próprio LDP para o cargo.

Fumio Kishida Rahm Emanuel primeiro-ministro do Japão LDP Partido Liberal Democrata

Leia também