EUA orientam cidadãos a deixarem o Irã após reabertura parcial do espaço aéreo

Departamento de Estado recomenda saída imediata enquanto negociações entre Washington e Teerã seguem em andamento

- Imagem: Reprodução | REUTERS

Redação Publicado em 22/04/2026, às 14h30

O governo dos Estados Unidos orientou os cidadãos americanos que ainda estão no Irã a deixarem o país imediatamente após a reabertura parcial do espaço aéreo iraniano. O alerta foi divulgado nesta quarta-feira (22) pelo Departamento de Estado norte-americano, por meio da área de Assuntos Consulares, em meio ao cenário de tensão regional e às negociações diplomáticas em curso entre os dois países.

Na publicação, as autoridades recomendaram que os americanos acompanhem os noticiários locais e entrem em contato com companhias aéreas para verificar disponibilidade de voos internacionais. Segundo o comunicado, a retomada parcial das operações aéreas entrou em vigor na última terça-feira (21), criando novas possibilidades de saída do território iraniano.

Além das opções por via aérea, Washington informou que cidadãos dos EUA também podem deixar o Irã por rotas terrestres em direção à Armênia, Azerbaijão, Turquia e Turcomenistão. Ao mesmo tempo, o governo norte-americano desaconselhou deslocamentos para o Afeganistão, Iraque e áreas próximas à fronteira entre Irã e Paquistão.

O Departamento de Estado ainda alertou para possíveis restrições impostas pelas autoridades iranianas. Entre elas, a eventual cobrança de taxas para saída do país ou impedimentos para cidadãos americanos deixarem o território. Pessoas com dupla nacionalidade, americana e iraniana, foram orientadas a utilizar passaporte iraniano durante o processo de saída.

Ainda na terça, o presidente Donald Trump anunciou a prorrogação do acordo de cessar-fogo com o Irã. A trégua, segundo a Casa Branca, permanecerá válida até a conclusão das negociações diplomáticas entre os dois governos.

Donald Trump Estados Unidos irã

Leia também