Facilidade

2ª fase do programa Desenrola Brasil começa segunda-feira (25)

O Desenrola Brasil busca facilitar a renegociação de dívidas de pessoas físicas

2ª fase do programa Desenrola começa segunda-feira (25) - Imagem: Divulgação / Governo Federal

Gabrielly Bento Publicado em 21/09/2023, às 19h40

Na segunda-feira (25) o governo federal começa a segunda fase do programa Desenrola Brasil, que visa facilitar a renegociação de dívidas de pessoas físicas.

A segunda fase do programa oferece as mesmas condições da primeira fase, mas com algumas novidades. Uma delas é a inclusão de novos credores, como bancos, varejo, empresas de telefonia, água e luz. Outra novidade é a possibilidade de renegociação de dívidas de cartão de crédito.

Segundo o Metropoles, a expectativa da equipe econômica é que a segunda fase do programa Desenrola traga bons resultados para as compras de fim de ano.

O Programa Desenrola Brasil é uma iniciativa do governo federal que visa facilitar a renegociação de dívidas de pessoas físicas. Ele foi criado em resposta à crise de inadimplência que se abateu sobre o país nos últimos anos, em decorrência da pandemia de COVID-19 e da alta da inflação.

O Desenrola Brasil é dividido em duas faixas. A faixa 1 é destinada a pessoas físicas com renda de até dois salários mínimos ou que estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Nessa faixa, os devedores podem renegociar dívidas de até R$ 5.000,00, com descontos de até 90% nos juros e multas.

Já a faixa 2 é destinada a pessoas físicas com renda superior a dois salários mínimos. Nessa faixa, os devedores podem renegociar dívidas de qualquer valor, com descontos de até 50% nos juros e multas.

Para participar do programa, os devedores devem entrar em contato com os credores diretamente. Os credores participantes do programa estão identificados no próprio site do Desenrola Brasil.

Mundo dívidas GOVERNO FEDERAL Desenrola Brasil

Leia também