Coluna Esplanada

Facções criminosas avançam no uso de drones para monitorar e traficar drogas

Câmara debate estratégias para combater a tecnologia utilizada a favor do crime organizado

Facções criminosas avançam no uso de drones para monitorar e traficar drogas - Imagem: Divulgação/Coluna Esplanada

Leandro Mazzini Publicado em 16/10/2024, às 10h27

As contas de cada um

Agora unidos – por ora, até decidir qual deles será o candidato para valer a presidente da Câmara – os deputados federais baianos Elmar Nascimento (União) e Antônio Brito (PSD) ofereceram à bancada do PT a vice na futura chapa. Os petistas somam 68 na Casa e podem ser os fiéis da balança contra a eventual candidatura de Hugo Motta (Rep-PB), o apadrinhado de Arthur Lira, que tem por ora apoio do Republicanos, Progressistas e PL, com cerca de 190 votos. Já a dupla Elmar e Brito soma, em suas contas, perto de 230 votos dos 513 parlamentares. Tanto Motta quanto Elmar e Brito podem rachar a bancada do PT e prometem mais diálogo com o Palácio do Planalto, de onde o presidente Lula da Silva promete não se meter.

Frente de direita

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pensa grande, articulando para o clã uma frente internacional política de direita nos países vizinhos. Dialoga com a congressista republicana Maria Elvira Salazar, da Flórida; com as senadoras Paloma Valência e María Cabal, na Colômbia; com o presidente Javier Milei, na Argentina; tem agendas com líderes conservadores da Bolívia, Uruguai e Paraguai.

Ousadia

A ousadia das facções chegou à operação de drones, já usados em transporte de drogas e monitoramento de operações das polícias. Requerimento do deputado Sgt Portugal (PODE-RJ) na Comissão de Segurança pede audiências com os especialistas Robinson Farinazzo, capitão da Marinha, e Ricardo Cabral, professor da Escola de Guerra Naval, para sugestões de como as autoridades podem inibir a utilização dos aparelhos no crime.

Desdém e desrespeito

No dia 7, a Câmara realizou evento para lembrar o atentado do Hamas contra a população civil de Israel, que vitimou mais de 1.200 pessoas. Nenhum parlamentar de esquerda compareceu. O Itamaraty tampouco enviou representante. Fizeram questão de comparecer os embaixadores do Paraguai, Índia, Hungria, Ucrânia, Canadá e Armênia, além de diplomatas da Espanha, Alemanha, França e Reino Unido.

Meteram o peito

Os deputados federais Marcos Pollon (PL-MS), Rodrigo Valadares (UNIÃO-SE), Bibo Nunes (PL-RS), Sanderson (PL-RS) e Sílvia Waiãpi (PL-AP) não se intimidaram com as pressões da Embaixada da China, cujo país não reconhece a independência do vizinho asiático, e compareceram em Brasília ao evento que celebrou os 113 anos de Taiwan, na última quarta-feira, dia 9.

Pelo Pantanal

O Movimento União BR, que reúne dezenas de grandes empresas, conduz uma ação de grande impacto no Pantanal, em resposta aos incêndios devastadores que afetaram o bioma. Em parceria com ONGs locais, como SOS Pantanal e Instituto Homem Pantaneiro, além do Governo do MS, a iniciativa visa a recuperação ambiental, apoio contínuo às comunidades indígenas e ribeirinhas, e alimentação da fauna.

ESPLANADEIRA

#Trânsito mata mais que armas de fogo no Brasil. #Sócios da Auddas participam hoje de webinar sobre mercado M & A e planejamento estratégico. #FM Logistic é a responsável pela logística da Brother no Brasil. #CNseg: Seguro Residencial pagou mais de R$ 1 bilhão em indenização. #Relex Solutions participa amanhã do Fórum Ilos 2024 em SP #StoneCo lança dados da 21º edição do Índice Stone Varejo.

Segurança tecnologia Eduardo Bolsonaro Drones Crime DIPLOMACIA pt RECUPERAÇÃO ISRAEL ITAMARATY ALIANÇAS ONGs pantanal SOS PANTANAL ARTHUR LIRA TAIWAN BANCADA HAMAS América Latina Palácio do Planalto Tráfico incêndios direita facções Antônio Brito Elmar Nascimento Presidência da Câmara Hugo Motta política conservadora congressistas Embaixada da China

Leia também