Hamilton larga da ponta em corrida classificatória do GP de São Paulo

Lewis Hamilton venceu nesta sexta-feira do GP de São Paulo mais um duelo contra Max Verstappen, fazendo o melhor tempo na classificação que define as posições

Hamilton larga da ponta em corrida classificatória do GP de São Paulo -

Redação Publicado em 12/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 18h16

Britânico, que liderou primeiro treino na etapa no Autódromo de Interlagos, dominou toda a sessão classificatória nesta sexta-feira; Verstappen e Bottas completam top 3

Lewis Hamilton venceu nesta sexta-feira do GP de São Paulo mais um duelo contra Max Verstappen, fazendo o melhor tempo na classificação que define as posições de início da corrida classificatória, que será no sábado. O britânico, que também liderou o primeiro treino livre, ditou o tempo a ser batido em todos os segmentos da sessão e garantiu a vantagem para o sábado com 1m07s934, com 0s4 sobre o holandês da RBR. Valtteri Bottas larga na segunda fila, em terceiro.

Lewis Hamilton na definição do grid de largada da corrida classificatória do GP de São Paulo da F1 — Foto: Bryn Lennon – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

A obrigatoriedade do uso de pneus macios na classificação da prova classificatória beneficiou a Mercedes que, no primeiro treino, teve um desempenho melhor com os compostos vermelhos do que com os médios – com os quais a RBR saiu na frente.

Verstappen ficou apenas com o sexto melhor tempo no Q1 e, no Q2, foi superado por Hamilton e também por Bottas; porém, o atual líder do campeonato bateu o finlandês em sua última tentativa do Q3, embora não tenha conseguido alcançar o rival na ponta. O heptacampeão também pôde contar com uma nova troca em seu motor, mas perderá cinco posições no grid do domingo.

As corridas classificatórias substituem em ocasiões especiais o formato tradicional de classificação para o grid de largada da prova principal da etapa, no domingo. O teste em Interlagos é o terceiro e último: no primeiro, na Inglaterra, Verstappen foi o vencedor; no segundo, na Itália, Bottas.

Resultado

Resultado da classificação do GP de São Paulo da F1 — Foto: F1

A largada da corrida classificatória do GP de São Paulo será às 16h30 deste sábado (horário de Brasília). Antes, ao meio-dia, os pilotos disputam o segundo treino livre da etapa. O ge acompanha em tempo real.

Os três primeiros

HAMILTON: “Hoje foi uma sessão de classificação muito boa. Estou muito feliz com isso. Não sei o que vai acontecer amanhã, mas sinto-me muito grato. É uma loucura porque já faz um tempo, mas parece que essa é a primeira pra mim”.

VERSTAPPEN: “Quando eles usam um novo motor, naturalmente, eles terão um pouco mais de potência para o fim de semana, então para mim isso não é um grande choque. Estou apenas feliz por ser o segundo”.

BOTTAS: “Não estou totalmente satisfeito, mas ainda é um bom ponto de partida (para amanhã). É vale tudo. E espero que a primeira volta seja cheia de ação”.

Q1 – 18 minutos e cinco eliminados

No primeiro segmento da sessão, Hamilton deu continuidade ao desempenho do primeiro treino livre com os pneus macios e tomou a liderança de Verstappen ainda nos minutos iniciais, anotando 1m08s824; o holandês tentou, mas não conseguiu superar o rival em sua segunda volta rápida, a 0s5 do tempo do heptacampeão.

Lewis Hamilton foi o mais rápido no Q1 da classificação do GP de São Paulo da F1 — Foto: Lars Baron/Getty Images

A AlphaTauri e a Ferrari também registraram tempos competitivos, sobretudo a escuderia italiana, que chegou a colocar Charles Leclerc e Carlos Sainz na vice-liderança do segmento – o monegasco, porém, teve a volta deletada por exceder os limites de pista na curva 4. Já nos minutos finais, Hamilton ampliou a própria vantagem com 1m08s733; Leclerc fugiu da eliminação e conseguiu o terceiro melhor tempo.

Classificação fim do Q1 — Foto: Reprodução

ELIMINADOS

16º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
17º NICHOLAS LATIFI (WILLIAMS)
18º GEORGE RUSSELL (WILLIAMS)
19º MICK SCHUMACHER (HAAS)
20º NIKITA MAZEPIN (HAAS)

Q2 – 15 minutos e cinco eliminados

Mais rápido do segmento anterior, Hamilton começou o Q2 tendo trabalho com os limites de pista, adotados excepcionalmente para a classificação: ele chegou a registrar 1m08s569 em sua primeira volta, mas teve o tempo deletado por sair da pista na curva 4. Assim, Gasly e Leclerc assumiram a ponta temporariamente até Verstappen surgir em primeiro com 1m08s567, 0s002 do tempo original de Hamilton.

Lewis Hamilton fez o melhor tempo no Q2 na definição do grid da corrida classificatória pro GP de São Paulo da F1 — Foto: Lars Baron/Getty Images

A vantagem do holandês, porém, durou pouco; Hamilton retomou a liderança com 1m08s383, abrindo 0s1 sobre o rival e tendo o colega Bottas em terceiro. Na bandeirada, o monegasco da Ferrari foi o primeiro a carimbar a ida ao Q3, em quarto; Hamilton melhorou sua própria marca, baixando 0s3, enquanto Bottas desbancou Verstappen da segunda colocação.

Tempo final Q2 — Foto: Reprodução

ELIMINADOS

11º ESTEBAN OCON (ALPINE)
12º SEBASTIAN VETTEL (ASTON MARTIN)
13º YUKI TSUNODA (ALPHATAURI)
14º KIMI RAIKKONEN (ALFA ROMEO)
15º ANTONIO GIOVINAZZI (ALFA ROMEO)

Q3 – dez minutos e disputa pelo primeiro lugar

Enquanto Hamilton, Verstappen e Bottas abriam volta ao mesmo tempo, Leclerc, Alonso, Sainz e Gasly se revezaram na liderança temporária; porém, foi o heptacampeão da Mercedes quem tomou a dianteira, anotando 1m08s107 com seu melhor tempo até então. Verstappen, que reclamou do desgaste dos pneus, só conseguiu a vice-liderança, superando Bottas e a 0s2 do primeiro lugar.

Classificação final Q3 — Foto: Reprodução

Na parte final do segmento, os protagonistas do campeonato saíram juntos; ambos fizeram tempos abaixo no primeiro setor da pista, mas Hamilton saiu na frente no segundo trecho de Interlagos e melhorou a própria marca, anotando 1m07s934, colocando 0s4 sobre Verstappen.

Agenda GP de São Paulo de F1 — Foto: Infoesporte

.
.
.
Globo Esporte
Sao Paulo corrida SPDIÁRIO DIÁRIOSP DIÁRIO DE S. PAULO GP HAMILTON

Leia também