Racismo e Transfobia

Enzo Fernández pede desculpas por música racista e transfóbica; veja o trecho da música

Atleta foi o único que se pronunciou sobre o ocorrido

Enzo Fernández pede desculpas por música racista e transfóbica - Imagem: Reprodução / Instagram / @enzojfernandez

William Oliveira Publicado em 17/07/2024, às 10h32

Na noite desta terça-feira (16), o meia argentino Enzo Fernández pediu desculpas após o vídeo da comemoração da conquista do 16º título da Copa América, que circulou em suas redes sociais. O vídeo em questão contava com a participação do meio-campista e de outros companheiros da seleção argentina, que cantaram uma música racista e transfóbica direcionada à seleção francesa.

A música surgiu em 2022, feita por torcedores argentinos, quando a seleção Argentina derrotou a França na final da Copa do Mundo no Catar. O refrão da canção diz:

"Eles jogam pela França
mas são de Angola
que bom que eles vão correr
se relacionam com transexuais
a mãe deles é nigeriana
o pai deles cambojano
mas no passaporte: francês" 

Em suas redes sociais, Fernández publicou uma nota se desculpando pelo ocorrido e afirmando que é contra a discriminação.

"Quero sinceramente pedir desculpas pelo vídeo que postei no Instagram durante as comemorações com a seleção. A música inclui linguagem extremamente ofensiva e não há qualquer desculpa para essas palavras. Eu sou contra a discriminação em todas as formas e peço desculpas por ter me deixado levar na euforia das comemorações da Copa América. Aquele vídeo, aquele momento, aquelas palavras não refletem minhas crenças ou meu caráter. Eu realmente sinto muito.", afirmou o jogador

Em nota publicada nesta quarta-feira (17), o Chelsea, time em que o argentino joga atualmente, afirmou que repudia totalmente as palavras do jogador e irá abrir um processo disciplinar interno contra o mesmo. A repercussão do caso foi tanta que alguns companheiros de time deixaram de seguir Fernández nas redes sociais.

Federação Francesa cobra explicações

A Federação Francesa de Futebol (FFF) anunciou que irá fazer uma denúncia à FIFA contra o cântico dos jogadores argentinos, denegrindo os jogadores da seleção francesa.

Na música, o atual capitão da seleção francesa, Kylian Mbappé, também é insultado pelos argentinos.

Argentina futebol Enzo Fernández

Leia também