Diário do Verdão – Análise: Cuca leva Palmeiras a triunfo com mudança tática e jogada ensaiada

Desde abril, quando disse logo após a eliminação alviverde no Paulistão que o Palmeiras seria campeão brasileiro Cuca escancarou a sua enorme confiança no

Diário do Verdão – Análise: Cuca leva Palmeiras a triunfo com mudança tática e jogada ensaiada -

Redação Publicado em 25/09/2016, às 00h00 - Atualizado às 11h05

Após primeiro tempo ruim, técnico mantém esquema com quatro atacantes, mas troca Erik por Leandro Pereira. Mudança faz Verdão ganhar presença na frente e vencer

Desde abril, quando disse logo após a eliminação alviverde no Paulistão que o Palmeiras seria campeão brasileiro Cuca escancarou a sua enorme confiança no elenco que ele tem em mãos. Na importante vitória por 2 a 1 sobre o Coritiba, no sábado à tarde, pela 27ª rodada, o técnico demonstrou que a sua fé se baseia no conhecimento das características dos seus jogadores. Algo que lhe permite a possibilidade de armar o time taticamente de acordo com o adversário, corrigir erros durante as partidas e trabalhar eficientes jogadas ensaiadas. Cuca tem grandes méritos no 16º triunfo em 27 rodadas do líder do Brasileirão.

A linha ofensiva do Palmeiras no primeiro tempo (Foto: GloboEsporte.com)

Após um primeiro tempo muito truncado, o comandante alviverde acertou ao modificar uma peça no seu esquema ofensivo e viu uma jogada treinada na Academia culminar no segundo gol. Cabe ao treinador entender o quanto antes os fatores que levam sua equipe a cair de produção. Saber usar o intervalo para acertar o time também deve ser uma prerrogativa para comandar um grande clube. Mas nem todos sabem disso. Cuca soube.

Como iria encarar em casa um rival bem mais fraco tecnicamente e em posição intermediária na tabela de classificação (13º), Cuca colocou em campo um time com quatro atacantes e nenhum jogador mais marcador no meio. Os homens de frente eram Dudu, pela esquerda, Róger Guedes, pela direita, além de Gabriel Jesus e Erik atuando mais adiantados. Atrás deles ficaram os volantes Tchê Tchê e Moisés, que saem jogando e não são apenas especializados no combate ao oponente.

Apesar da boa aposta tática, o Palmeiras sentiu falta de um articulador, enfrentou grandes dificuldades para furar a retranca do Coritiba e teve uma atuação muito abaixo da média no primeiro tempo, quando apenas uma chance clara de gol foi criada – e desperdiçada – por Jesus.

Campinho mostra a linha de frente do Verdão na segunda etapa (Foto: GloboEsporte.com)

No intervalo, Cuca demonstrou que fez uma leitura correta da primeira etapa e com uma modificação na linha ofensiva venceu o jogo. O centroavante Leandro Pereira entrou no lugar de Erik, que atua pelos lados. Com um homem mais centralizado na frente, os defensores do Coxa passaram a dar mais espaços para a chegada dos outros atacantes.

Quem mais se aproveitou da mudança foi Dudu, que, ao encontrar preciosos espaços, passou a comandar o time, sendo o criador de jogadas que faltou na primeira etapa. Mais efetivo, o Palmeiras acabou abrindo o placar, aos 5 minutos, com Leandro Pereira. Dudu bateu falta pela esquerda, o lateral Walisson Maia desviou de cabeça para trás e, o camisa 30 foi mais esperto que o goleiro Wilson e cabeceou para abrir o placar. Veja o lance:

Empolgado e ocupando os espaços com extrema qualidade, o Palmeiras chegou ao segundo gol em jogada ensaiada que fez Cuca vibrar muito em frente ao banco de suplentes. A trama, aos 11 minutos, foi, mais uma vez, iniciada por Dudu. O capitão cobrou falta na intermediária rolando a bola para Egídio, que tocou para Moisés, na direita. De primeira, o volante lançou Róger Guedes, que apareceu livre dentro da área e cruzou para o meio. Quatro jogadores chegaram prontos para fazer o gol. Mina empurrou para a rede.

Relaxado, o Palmeiras passou a trabalhar mais as jogadas em busca do terceiro gol. Com mais espaço, Gabriel Jesus, artilheiro do Brasileirão tentou deixar o gol dele. Ele desperdiçou duas boas chances. Em um contragolpe, o Coxa acabou diminuindo cinco minutos depois, com Iago. Mas a diminuição do placar não assustou o Palmeiras. Tratava-se de um clássico gol de honra, daqueles que não significam início de uma reação, apenas um último espasmo do time perdedor.

jornal bom dia jornal bom dia catanduva jornal bom dia rio preto

Leia também