Chama das Paralimpíadas de Tóquio é acesa e revezamento da tocha tem início

O revezamento da tocha das Paralimpíadas de Tóquio começou nesta quinta-feira. Eventos de acendimento da chama marcaram o início dos 13 dias de tour pelo

paralimpiadas -

Redação Publicado em 12/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h04

O revezamento da tocha das Paralimpíadas de Tóquio começou nesta quinta-feira. Eventos de acendimento da chama marcaram o início dos 13 dias de tour pelo Japão até o início dos Jogos, em 24 de agosto.

Ao contrário da chama olímpica, que foi acesa na Grécia e o mesmo fogo circulou por todo o Japão, a chama paralímpica vai ser acesa nas 43 prefeituras japonesas. Uma chama também vai ser acesa em Stoke Mandeville, no Reino Unido, considerada o berço do Movimento Paralímpico.

As celebrações serão realizadas em cada uma das prefeituras anfitriãs de Shizuoka, Chiba, Saitama e Tóquio nos quatro dias seguintes, antes que as chamas de todas as 47 prefeituras sejam reunidas para criar uma única Chama Paralímpica na sexta-feira, 20 de agosto. Este encontro será realizado no Palácio Akasaka, e nos quatro dias seguintes o revezamento percorrerá todos os 62 distritos da capital japonesa.

No último dia, a chama viajará por Chuo City, Minato City e Hibuya antes de chegar ao Estádio Olímpico para a Cerimônia de Abertura.

A tocha paralímpica é inspirada na sakura, a flor de cerejeira tradicional do Japão. Ela pesa 1,2 kg e é feita com aproximadamente 30% de alumínio reciclado usado na construção de habitações pré-fabricadas após o Grande Terremoto e o Tsunami do Leste do Japão em 2011.

O trajeto do revezamento da tocha paralímpica foi reduzido devido às restrições impostas pela Covid-19 no Japão. Segundo o jornal Kyodo News, não estão previstos percursos em vias públicas. Essa medida também estava em vigor em parte do revezamento da tocha olímpica em Tóquio, em julho.;

Os organizadores dizem que o formato do evento continua sob revisão à luz dos possíveis desdobramentos da pandemia. Todos os participantes devem usar máscara. Os espectadores devem fazer o mesmo e permanecer em suas prefeituras para assistir ao revezamento da tocha.

Após o fim dos Jogos Olímpicos no domingo, 8 de agosto, o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) anunciou detalhes do calendário de transição, com destaque para o revezamento da tocha paralímpica.

O calendário também apresenta datas marcantes, como a abertura da Vila Paralímpica em 17 de agosto. O revezamento da tocha paralímpica acontece desde Seul 1988.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

internacional ESPORTE PARALIMPIADAS

Leia também