ustavo Mantuan, em tratamento de uma grave lesão no joelho, que ainda não estreou nesta temporada no Corinthians. Ao menos outros seis garotos ainda não tiveram chances em 2021 e podem despontar futuramente no Timão.

Dois deles são goleiros, o que torna o processo naturalmente mais difícil, já que Cássio tem como reservas imediatos Matheus Donelli e Caíque França no Campeonato Paulista. Mas os outros três aparecem com boas chances de ganhar minutagem nos próximos meses.

Recentemente, o técnico Vagner Mancini admitiu que não receberá reforços neste primeiro semestre tão facilmente e, por isso, precisará achar soluções dentro do próprio plantel. Usar a base já havia sido um norte proposto pelo presidente Duilio Monteiro Alves desde o começo do ano.

Conheça abaixo os jogadores que ainda aguardam uma chance:

Guilherme e Alan (goleiros)

Conhecido como “Pezão”, Guilherme Castellani chegou ao Corinthians com 13 anos. O goleiro teve seu contrato renovado pelo Timão no fim do ano passado, passando a ter vínculo até dezembro de 2022.

Ele havia sido titular do Corinthians na última edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior e figurava como uma das principais opções das categorias de base do clube nos últimos anos. Como estava com Covid, viu Matheus Donelli e Caíque França o ultrapassarem na linha de sucessão a Cássio.

Cássio, Caíque, Donelli, Guilherme e Alan: os goleiros do time profissional do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians

Já Alan Gobetti hoje figura como a quinta opção para o gol corintiano. Aos 20 anos, foi promovido por Mancini para os treinos no time principal justamente durante o surto de Covid e ainda não sabe se, de fato, ficará no elenco para 2021. Atuou pelo sub-20 e pelo sub-23 da equipe do Parque São Jorge.

Guilherme Biro (lateral-esquerdo)

Com apenas 16 anos, Guilherme Biro recebeu um chamado apressado do Corinthians para integrar o elenco profissional quando Mancini não tinha ninguém para usar na lateral esquerda. O jovem foi desconvocado da seleção brasileira de base para reforçar o plantel.

Mas, mesmo sem Mancini ter Fábio Santos e Lucas Piton à disposição, Biro não estreou no Paulistão e viu Bruno Méndez ser improvisado no setor.

O jovem vem agradando nos treinamentos e deve permanecer com o elenco para 2021. Porém, neste momento, Biro trata de uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda.

Guilherme Biro, lateral-esquerdo do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians

Luis Mandaca (volante)

Aos 19 anos, Luis Mandaca é um jogador recém-chegado ao clube. Ao contrário dos garotos que fizeram toda a base no Corinthians, o volante foi contratado em setembro do ano passado, por empréstimo do CSP, da Paraíba.

Mandaca assinou um contrato definitivo com o Corinthians, passando a ter vínculo até agosto de 2024. O Timão terá que desembolsar R$ 800 mil em dez parcelas iguais para pagar os 70% dos direitos econômicos que comprou do clube paraibano. O restante ficará com o CSP e investidores.

Luis Mandaca, volante do time profissional do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians

Há certa expectativa em torno do futebol do jovem volante, já que na base foi visto como alguém que chegou, vestiu a camisa e jogou sem dificuldades pelo time sub-20. Mas, embora o novo vínculo já tenha aparecido no BID, não há pressa para inscrevê-lo no Paulistão.

Mandaca não pode integrar a lista B do estadual porque, embora tenha idade para tal, ainda não completou um ano de vínculo com o Corinthians. Portanto, o volante precisa de uma vaga na lista principal do Timão no Paulistão.

Matheus Araújo (meia)

Constantemente relacionado por Vagner Mancini, Matheus Araújo, de 17 anos, aguarda sua chance para entrar em campo. Ele foi campeão do mundo com a seleção brasileira sub-17 em 2019, ao lado de Matheus Donelli.

Vindo da União Barbarense para o Corinthians em 2018, assinou sua renovação de contrato em junho de 2019. O vínculo vai até junho de 2022 e a multa assinada na época foi de 50 milhões de euros (quase R$ 330 milhões na cotação atual).

O jovem meia se destaca por ser um camisa 10 clássico, como ele mesmo gosta de se definir. Conhecido no clube por seu sobrenome, tem personalidade tranquila.

Dá para reconhecer? O carequinha Matheus Araújo também participou do treino no Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians

Felipe Augusto (atacante)

Aos 17 anos, Felipe Augusto vive um momento de ascensão no Corinthians. O jogador chegou ao clube em 2017, depois de passagem pelo São Caetano, e só evoluiu desde então. No ano passado, chegou a se revezar entre as categorias sub-17 e sub-20.

Depois, passou a treinar com o time profissional sob o comando do interino Dyego Coelho. Com Mancini, também foi promovido e hoje integra o elenco principal, mas ainda não teve chances de estrear. Seu contrato com o Timão vai até outubro de 2023.

No ano passado, chegou ser convocado para um período de treinos com a seleção brasileira sub-17.

Felipe Augusto, atacante do Corinthians, em treino no CT — Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.