Após alteração no calendário, testes da F1 são transferidos da Espanha para o Barein

O adiamento do GP da Austrália e, consequentemente, a promoção do Barein ao posto de primeiro GP do ano confirmaram o que já era esperado, a transferência de

testes da F1 são transferidos -

Redação Publicado em 12/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h41

Opção se tornou mais lógica após adiamento do GP da Austrália, que promoveu Barein ao posto de etapa de abertura da temporada; atividade será realizada entre os dias 12 e 14 de março

O adiamento do GP da Austrália e, consequentemente, a promoção do Barein ao posto de primeiro GP do ano confirmaram o que já era esperado, a transferência de local dos testes de pré-temporada da F1. Antes marcada para entre os dias 2 e 4 de março, no Circuito de Barcelona, na Espanha, agora a atividade de três dias será realizada no Circuito de Sakhir, no Barein, entre os dias 12 e 14 de março.

A ideia de realizar os testes de pré-temporada no circuito de Sakhir já havia sido ventilada em 2020, mas foi descartada, já que os times teriam que retornar para as respectivas bases na Europa para depois viajar à Austrália. Agora, com o adiamento do GP em Melbourne, faz mais sentido, do ponto de vista financeiro e logístico, realizar os testes naquele que será o palco da primeira corrida deste ano.

Uma opção ventilada foi a de realizar os testes no fim de semana que seria o GP da Austrália, uma semana antes da corrida no Barein. E ainda que a maioria dos times tenha aprovado a ideia, já que gastariam menos com hospedagem e poderiam demorar mais trabalhando nos carros até mandá-los à pista, a McLaren não concordou, já que precisa de mais tempo entre os testes e a primeira corrida para avaliar o desempenho do novo conjunto – isso porque a equipe troca os motores Renault pelos Mercedes neste ano.

Exceção feita a testes isolados, como o recente feito por Fernando Alonso com a Renault, o Barein não recebe treinos de pré-temporada desde o começo de 2014. Desde então, Jerez de la Frontera (Espanha) teve uma sessão, e Barcelona recebeu as demais.

.

.

.

GE – Globo Esporte.

internacional ESPORTE F1

Leia também