Análise: embalado, Palmeiras mostra força para enfrentar semanas de decisões

O torcedor do Palmeiras pode se preparar para viver muito mais emoção além da vivida na partida contra o Ceará, no último domingo, no Pacaembu. Depois de ir a

Análise: embalado, Palmeiras mostra força para enfrentar semanas de decisões -

Redação Publicado em 22/10/2018, às 00h00 - Atualizado às 09h58

Cartão volta a atrapalhar e vira problema a ser superado por time de Felipão

Palmeiras 2 x 1 Ceará pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro

O torcedor do Palmeiras pode se preparar para viver muito mais emoção além da vivida na partida contra o Ceará, no último domingo, no Pacaembu. Depois de ir a 62 pontos no Campeonato Brasileiro e manter vantagem na liderança, o time de Felipão terá pelo menos mais quatro decisões nas próximas duas semanas.

Na quarta-feira, o Palmeiras terá pela frente o Boca Juniors, na Argentina, pelo primeiro jogo da semifinal da Libertadores. Depois de apenas dois dias de recuperação – e pelo menos quatro desfalques importantes –, o rival será o Flamengo no Maracanã, pelo Brasileirão.

Sem semana cheia para trabalhar, Felipão terá de continuar provando a força de seu plantel. A volta da partida contra o Boca que decide uma vaga na final da Libertadores será no dia 31 de outubro, três dias antes do clássico contra o Santos, na arena, pela 32ª rodada do Brasileirão.

Na liderança do torneio, o Verdão está invicto há 15 rodadas. Se mantiver sequência contra Flamengo e Santos, vai dar passo importante rumo ao título do Brasileirão. Tudo isso entre decisões da Libertadores e desgaste físico de uma equipe que entrou em campo 67 vezes na temporada.

Felipão tem elenco vasto e consegue manter nível do Palmeiras em duas competições — Foto: Marcos Ribolli

O que pode prejudicar a segurança defensiva palmeirense, algo que tem sobrado na era Felipão, é um problema que já deu dor de cabeça: o cartão vermelho. Depois de Felipe Melo e Deyverson contra o Cerro Porteño, o atacante voltou a ser expulso, desta vez contra o Ceará. Com um a menos, o Verdão teve mais trabalho do que o esperado para confirmar a importante vitória e também viu seu planejamento mais prejudicado para a reta final.

É verdade que Felipão terá o retorno de Gustavo Scarpa e Guerra para as últimas partidas do ano – os dois ficaram no banco de reservas no domingo –, mas se imaginar uma suspensão maior além da automática para Deyverson, que carrega no currículo a expulsão contra o Bahia, o treinador terá apenas Borja e Willian (improvisado) para atuar centralizado no ataque.

O que também tem sobrado, principalmente nesses momentos, é a personalidade da equipe. Antes questionada por ser uma equipe de pouco poder decisivo, o Palmeiras de Felipão cresceu com a individualidade de Dudu, Moisés, Willian, Bruno Henrique e do “quarteto titular” de zaga.

É com base na personalidade e no desempenho destes jogadores que o Verdão se prepara e se fortalece para sua sequência mais importante de 2018. Fora de campo, vão sobrar ansiedade e emoção para os torcedores palmeirenses.

Deyverson expulso: única preocupação do Palmeiras em meio à boa sequência — Foto: Felipe Zito

SP DIARIO Palmeiras

Leia também