Crime

Suposto estuprador de Izabelly Vidal é assessor de Leniel Borel; vereador toma providências

Caso envolvendo influenciadora de 22 anos e assessor de Leniel Borel gera boletins de ocorrência e troca de acusações

Leniel Borel/Izabelly Vidal - Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Manoela Cardozo Publicado em 03/06/2025, às 12h05

O vereador Leniel Borel (PP) comunicou, no domingo (01), o afastamento de seu assessor parlamentar Mateus Ferreira Lima, acusado de estupro pela influenciadora digital Izabelly Vidal. O caso, que está sob investigação, teria ocorrido em um hotel situado na Rodovia Presidente Dutra, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, na noite de sábado (31).

De acordo com o vereador, a exoneração do assessor tem o objetivo de garantir a apuração transparente dos fatos e preservar a integridade da vítima. Ele afirmou que acompanha o caso de perto e espera que a verdade venha à tona.

Izabelly Vidal, de 22 anos, afirma ter sido violentada por Mateus, enquanto ele nega a acusação e diz ter sido alvo de uma tentativa de extorsão. As duas versões estão sendo apuradas pela Polícia Civil em registros feitos nas delegacias da Penha (22ª DP) e de São João de Meriti (64ª DP).

A influenciadora gravou vídeos em que aparece seminua sobre uma passarela. Em um deles, ela relata: "Gente, eu acabei de ser estuprada, tô pelada na rua, estou pedindo ajuda e ninguém para. Socorro!"

sendo que isso nem era trabalho dela e sim do estatuto da criança. um adulto sexualizando menor de idade desde 2018 e o estado se fazendo de cego!
Justiça por Izabelly Vidal https://t.co/1hiTaHDkAj pic.twitter.com/UztYZ13J7v

— m. (@inselexs) June 1, 2025

Izabelly contou à polícia que vinha recebendo ameaças nas redes sociais após denunciar o influenciador paraibano Hytalo Santos por suposta exploração de menores. Por isso, buscou apoio do gabinete de Leniel Borel, com quem já mantinha contato. Segundo o relato, ela encontrou-se com o assessor para registrar um boletim de ocorrência, mas, muito abalada, não conseguiu formalizar a denúncia naquele momento. O homem teria então sugerido que ela passasse a noite em segurança em um hotel.

A jovem relatou que, como o local estava sem internet, o assessor entrou no quarto para rotear a conexão. Ela afirma que os dois fumaram maconha e discutiram após ele tirar uma foto sua. Em seguida, ao se deitar, o homem teria tentado iniciar uma relação sexual sem seu consentimento. Após nova discussão, ela ameaçou tirar a roupa e ficou apenas de calcinha. Izabelly disse que tentou sair do quarto, foi levada aos fundos do hotel por uma funcionária e depois conseguiu ir até a recepção, onde foi orientada a esperar a polícia. Assustada, correu até a rodovia para pedir ajuda.

Já em casa, acompanhada pela família, ela tomou um calmante e passou por exame de corpo de delito. Izabelly recusou o exame ginecológico por não ter havido penetração, segundo afirmou.

O assessor se manifestou nas redes sociais e apresentou outra versão. Ele alegou que foi ao quarto apenas para ajudar com a internet e que registrou ocorrência contra Izabelly por tentativa de extorsão. Ele afirma: "Eu estava ali com a garota, eu sendo assessor parlamentar, e ela com maconha, eu pensei: 'preciso me respaldar' e bati a foto para ter como prova. Ali foi o gatilho, ela começou a dizer que eu era do sistema, que estava sendo usado. Se eu falasse um ai, ela gritava mais ainda e batia na janela, dizia que ia fazer pior. E começou a neurose dela".

Ele ainda declarou: "Ela começou a me extorquir, dizer que queria R$ 50 mil, dizer que eu estava com escuta. Ela pegou meu relógio e tacou no chão, relógio que eu comprei com meu primeiro salário. Ela começou a dizer que eu tinha estuprado ela e surtar falando de Virginia, Alexandre de Moraes, Hytalo Santos. Eu me vi sem saída e corri pra recepção para chamar a polícia".

A hashtag #justicaporizabellyvidal ganhou força nas redes sociais nos últimos dias, com internautas se mobilizando em apoio à influenciadora. O caso segue em investigação pela Polícia Civil do Rio de Janeiro.

importunação sexual passarela estupro VÍDEO DELEGADO VEREADOR EXONERAÇÃO REDE SOCIAL baixada fluminense Boletim de Ocorrência nudez Investigação Violência Sexual Denúncia extorsão influenciadora digital Leniel Borel Izabelly Vidal acusação cruzada São João de Meriti influenciador Paraíba assessor afastado

Leia também