Em uma carta aberta, Matt Cameron expressou gratidão aos colegas e fãs, mas não revelou os motivos de sua decisão de deixar a banda
William Oliveira Publicado em 08/07/2025, às 10h03
O baterista Matt Cameron anunciou nesta segunda-feira (7) sua saída do Pearl Jam, encerrando uma jornada marcante de 27 anos no grupo. Em uma carta aberta divulgada em suas redes sociais, ele agradeceu aos colegas e aos fãs, mas não revelou os motivos de sua decisão.
"Após 27 anos incríveis, dei meus últimos passos na plataforma da bateria do poderoso Pearl Jam. Muito amor e respeito a Jeff, Ed, Mike e Stone por me convidarem para entrar na banda em 1998 e por me darem a oportunidade de uma vida — uma jornada repleta de amizades, arte, desafios e risadas. Sou eternamente grato à equipe técnica, ao staff e aos fãs ao redor do mundo", escreveu o músico.
Cameron entrou oficialmente no grupo em 1998, após o fim do Soundgarden, substituindo Jack Irons. Sua estreia com o Pearl Jam ocorreu no álbum ao vivo Live on Two Legs.
O quarteto restante — Eddie Vedder, Stone Gossard, Mike McCready e Jeff Ament — também se pronunciou com uma nota coletiva em homenagem ao baterista: "De um dos nossos primeiros heróis musicais, nas bandas Skin Yard e na poderosa Soundgarden, a participar das nossas primeiras demos em 1990, Matt Cameron sempre foi um músico e baterista único — uma verdadeira força da natureza. Ele impulsionou os últimos 27 anos de apresentações ao vivo e gravações em estúdio do Pearl Jam. Foi um capítulo profundamente importante para o nosso grupo, e desejamos a ele tudo de melhor, sempre. Sentiremos muito sua falta. Ele será para sempre nosso amigo na arte e na música. Nós te amamos, Matt."
Até o momento, não foi divulgado quem assumirá a bateria nos próximos projetos ou turnês do grupo.