Estudantes de medicina de Rio Preto participam de expedição humanitária no Paraguai

Três estudantes do curso de medicina de uma faculdade de São José do Rio Preto (SP), a Faceres, participam de uma expedição humanitária no próximo sábado (3),

Estudantes de medicina de Rio Preto participam de expedição humanitária no Paraguai -

Redação Publicado em 30/11/2016, às 00h00 - Atualizado às 11h45

Eles integram equipe que fará cirurgias e atendimentos a pessoas carentes.
Profissionais também participam da expedição no distrito de Furte Olimpo.

Três estudantes do curso de medicina de uma faculdade de São José do Rio Preto (SP), a Faceres, participam de uma expedição humanitária no próximo sábado (3), em Furte Olimpo, distrito do Paraguai. Os alunos irão integrar uma equipe de 21 profissionais, entre cirurgiões, anestesistas, clínicos, ortopedistas, dentistas e paramédicos, durante trabalho humanitário de seis dias.

Segundo o médico Luíz Fernando Martins Bucater, responsável pela expedição, os alunos foram convidados e terão a primeira experiência com este tipo de atividade. “Estão programadas 20 cirurgias de hérnias da parede abdominal, 20 cirurgias de catarata e atendimentos ambulatoriais”, informa.

Para os alunos, Gabriela Nunes, 21 anos, Matheus Canton Assis, de 22, e Antônio Carlos Guerra Júnior, de 23, a experiência será única. “Sempre tive vontade de fazer trabalho humanitário e essa é uma grande oportunidade, aprenderemos muito com essa expedição”, declara Gabriela.

Para Matheus ir a um lugar distante, onde quase não há profissionais de saúde trabalhando, é muito compensador. “Essa é uma experiência que vou levar para o resto da minha vida”, diz.

O estudante Antônio Carlos Júnior também se interessou pela experiência e pela maneira com a qual as pessoas serão abordadas. “Levaremos saúde e atenção para pacientes carentes”, afirma.

Ao todo, os alunos devem percorrer 1,1 mil quilômetros por terra e mais 10 horas de viagem de barco para chegar ao local. Os atendimentos serão feitos em um pequeno hospital, que será adaptado para as cirurgias e atendimentos no distrito de Fuerte Olimpo.

Durante a expedição também será feito um trabalho preventivo de orientação básica de saúde bucal, onde serão feitas extrações, restaurações e, se necessário, cirurgias odontológicas e buco-maxilo-facial. Na bagagem, além de muita disposição para os atendimentos, a equipe levará kits de medicamentos para hipertensão, diabetes, antibióticos, analgésicos e material para pequenas cirurgias.

Segundo o médico responsável pela expedição, a ideia é despertar a semente da solidariedade nos acadêmicos de medicina por meio do voluntariado. “A comunidade ribeirinha desta região é extremamente carente e desprovidos de atendimento especializado. Essas ações podem fazer a diferença na vida dessas pessoas levando um pouco de atenção, e cuidados com a saúde básica”, afirma.

jornal bom dia jornal bom dia catanduva jornal bom dia rio preto

Leia também