Dívida

SP: desconto de até 95% em multa e juros de IPTU e ISS na dívida ativa é prorrogado; entenda

Se a situação for regularizada, o nome do munícipe deixa o CADIN e evita protesto e cobrança judicial

SP: desconto de até 95% em multa e juros de IPTU e ISS na dívida ativa é prorrogado; entenda - Imagem: Freepik

Jessica Anjos Publicado em 23/07/2023, às 10h18

Na última sexta-feira (21), a Prefeitura de São Paulo anunciou a prorrogação em mais um mês, até dia 21 de agosto, do prazo para parcelamento facilitado para quitar dívidas de IPTU e ISS. A iniciativa beneficia um dos setores mais afetados durante a pandemia por covid-19.

Se o cidadão regularizar sua dívida, exclui o nome do CADIN (Cadastro Informativo Municipal) e evita protesto e cobrança judicial, o que pode resultar até na perda do imóvel.

Segundo a Procuradoria Geral do Município, as pessoas que têm o nome no CADIN não podem fechar contratos com o poder público. Caso haja uma ação judicial, a PGM procura por bens (em dinheiro, investimento e imóveis) para que o débito seja pago. Já se a dívida por de IPTU, o imóvel pode ser penhorado ou até vendido.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, os benefícios para o pagamento do IPTU foram concedidos aos imóveis que ficam na região do Centro Histórico da Cidade (definido no inciso I do art.6˚ da Lei 17.844/22) e também para imóveis de qualquer região da cidade, a regra é que eles tenham o seu uso cadastrado na Prefeitura como 70 (cinema, teatro, casa de diversão, clube ou congênere) ou 80 (hotel, pensão ou hospedaria).

IPTU Prefeitura de São Paulo ISS cobrança judicial dívidas de IPTU CADIN Procuradoria Geral do Município

Leia também