Nova lei

Bolsonaro sanciona novo piso salarial para profissionais da saúde; veja valor e quando entra em vigor

A sanção prevê valor mínimo para enfermeiros e serve de referência para outras carreiras

Novo piso salarial foi sancionado para os profissionais da saúde - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 04/08/2022, às 18h26

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou nesta quinta-feira (4) a lei que fixa pisos salariais para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras em todo o país.

O texto do projeto, aprovado pela Câmara e pelo Senado, com ampla maioria (449 votos a 12), fixou em R$ 4.750 o piso nacional de enfermeiros, valor que serve de referência para o cálculo do mínimo salarial de técnicos de enfermagem (70%), auxiliares de enfermagem (50%) e parteiras (50%).

O piso salarial entrará em vigor imediatamente após a publicação no Diário Oficial da União, sendo assegurada a manutenção das remunerações e salários vigentes superiores ao piso. 

Em entrevista ao Diário de S. Paulo, Joice Santos, diretora do Sindicato de Saúde de Campinas e região, afirma que a sanção é uma "grande vitória". 

"Vamos ver como que isso vai se suceder agora. Quando vai ser implantado e tudo que ainda vai ter pra resolver. Mas o mais importante é que ele realmente sancionou", afirmou a técnica de enfermagem.

Veja valores:

O texto aprovado pelo Congresso determina que os pisos serão atualizados anualmente com base na inflação calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Saúde Bolsonaro ENFERMAGEM PISO SALARIAL

Leia também