Vila Itororó, no Centro de SP, recebe abertura da 9ª Edição do Festival de Direitos Humanos da cidade

A cidade de São Paulo realiza a partir deste sábado (4), até o dia 10 de dezembro, a 9ª Edição do Festival de Direitos Humanos. A abertura acontecerá na recém

Vila Itororó, no Centro de SP, recebe abertura da 9ª Edição do Festival de Direitos Humanos da cidade -

Redação Publicado em 04/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h21

Evento começa neste sábado (4) com apresentação de teatro e música e vai até 10 de dezembro, com oficinas, painéis, exposições, cinedebates e um evento virtual sobre a presença negra na literatura com a escritora Conceição Evaristo.

A cidade de São Paulo realiza a partir deste sábado (4), até o dia 10 de dezembro, a 9ª Edição do Festival de Direitos Humanos. A abertura acontecerá na recém inaugurada Vila Itororó, na Bela Vista, Centro da capital paulista.

A programação do evento mescla atrações presenciais e virtuais que incluem a participação da premiada escritora Conceição Evaristo, um dos maiores talentos da literatura nacional.

Durante os sete dias de eventos, haverá debates, oficinas, painéis e exposições fotográficas de temas relacionados à garantia de direitos fundamentais e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, todas as atividades são gratuitas, e presença, em muitas delas, dá direito a certificados de participação que podem valer como créditos complementares em instituições de ensino.

A abertura neste sábado (4), no Centro Cultural da Vila Itororó, terá apresentação de teatro e shows de música. Neste ano, o festival segue o tema do aprofundamento das desigualdades no contexto da pandemia, com uma proposta de atividades descentralizadas, que se espalham pela cidade.

Conceição Evaristo — Foto: Reprodução

Os prêmios Nelson Mandela, Dom Paulo Evaristo Arns e o Alceri Maria Gomes, três das principais premiações de Direitos Humanos da cidade de São Paulo, serão entregues dentro da programação do evento.

“O Festival estimula a conscientização e a participação social dos paulistanos, por meio da arte, oficinas de formação, da troca de conhecimentos e vivências”, afirmou a secretaria da pasta, Claudia Carletto.

“Celebrar a promoção e a defesa dos direitos humanos é essencial para seguirmos fortes em nosso propósito de construir uma São Paulo mais humana, e se reveste de maior importância no nosso momento atual, que tem o aumento das desigualdades sociais como um dos pincipais reflexos da pandemia”, completou.

O festival termina exatamente no Dia Internacional do Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro. Nesta data, em 1948, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento elaborado quando o mundo se recuperava dos efeitos do conflito da Segunda Guerra Mundial.

O encontro com a escritora Conceição Evaristo acontecerá online na quarta-feira (8), terceiro dia do festival. A transmissão acontecerá através do canal canal do YouTube da Secretaria.

A inscrição para obter os certificados de participação deve realizada no formulário na página da secretaria, onde também vocês consulta também a programação de todos os dias do festival.

Serviço

Sábado (4) – Vila Itororó

.

.

.

G1

ONU SPDIÁRIO DIÁRIOSP DIÁRIO DE S. PAULO EVENTO FESTIVAL DOS DIREITOS HUMANOS ODS

Leia também