COLUNA

Inovações sustentáveis: como universidades e empresas podem liderar essa transformação

Desenvolvimento Sustentável - Imagem: Reprodução | Freepik

Mara Machado Publicado em 08/10/2024, às 08h34

Muitos dos desafios para o Desenvolvimento Sustentável podem parecer óbvios. No entanto, apesar de informados, os atores envolvidos raramente vão além das palavras. Alcançar o Desenvolvimento Sustentável requer ações coordenadas de várias partes interessadas, incluindo as instituições educacionais, os setores público e privado, a sociedade civil, os líderes políticos, os financiadores e a comunidade.

As instituições educacionais devem integrar conceitos de Desenvolvimento Sustentável na formação, permitindo aos alunos desenvolverem competências multidisciplinares e transversais.

A educação para o Desenvolvimento Sustentável dá aos alunos o conhecimento, as habilidades e os valores para abordar desafios globais interconectados, incluindo mudanças climáticas, perda de biodiversidade, uso insustentável de recursos e desigualdade.

As instituições educacionais devem expandir as pesquisas para criar inovações e tecnologias favoráveis ​​à sustentabilidade. Além disso, devem treinar pesquisadores para que sejam responsáveis por estabelecer o nexo entre saúde e meio ambiente, gerando massa crítica para avançar proativamente a agenda de pesquisa, política e serviços de saúde sustentáveis.

O setor público deve fazer uso do conhecimento existente e integrar a sustentabilidade em suas políticas e programas, de forma que incentive a colaboração intersetorial.

O setor privado deve adotar práticas sustentáveis ​​em suas operações e investir na geração de soluções focadas em sustentabilidade.

Líderes políticos devem liderar a definição de prioridades para evidências e soluções contextualmente relevantes, propriedade local e investimentos em saúde sustentável.

Os financiadores devem considerar a dinâmica de poder e se esforçar para relevância e previsibilidade local no financiamento. Eles devem estabelecer financiamento focado na exploração da saúde sustentável e reestruturação de sistemas de saúde.

A sociedade civil deve liderar o caminho na defesa da saúde sustentável, assumindo um papel ativo na exigência de comprometimento e responsabilização de todas as partes interessadas.

Os atores devem colaborar com outros setores e estar abertos ao aprendizado, além de trabalhar para garantir que ninguém seja deixado para trás. Devemos formar parcerias equitativas e nos envolver intencionalmente no aprendizado recíproco em todos os contextos e setores.

A saúde sustentável é um domínio complexo e vincular diferentes áreas de especialização é crucial para realizar ações que levem ao impacto. Precisamos trabalhar juntos para enfrentar os desafios globais e pressionar por uma saúde sustentável.

Acreditamos fortemente que as colaborações multissetoriais são uma forma impactante de ir além dos limites e ampliar as perspectivas.

 

sustentabilidade

Leia também