Diário de São Paulo
Siga-nos

Alfa Romeo anuncia contratação de Valtteri Bottas para 2022

Após semanas de mistério e especulações, foi oficializada a saída de Valtteri Bottas da Mercedes após cinco temporadas. A Alfa Romeo confirmou nesta

ALFA
ALFA

Redação Publicado em 06/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h37


Após semanas de mistério e especulações, foi oficializada a saída de Valtteri Bottas da Mercedes após cinco temporadas. A Alfa Romeo confirmou nesta segunda-feira a contratação do finlandês de 32 anos que, com um contrato de múltiplos anos no time, substituirá o compatriota Kimi Raikkonen, que se aposentará ao fim da atual temporada da Fórmula 1.

– Estou animado para me juntar à Alfa Romeo no que será um novo desafio com uma marca icônica. Estou adorando a oportunidade de ajudar a liderar a equipe rumo à frente do grid, especialmente com o novo regulamento em 2022. Sou grato pela confiança depositada em mim e mal posso esperar para retribuir sua fé. Tenho orgulho do que conquistei em Brackley, e estou totalmente focado em terminar o trabalho enquanto lutamos por outro campeonato mundial – disse o finlandês.

Seu companheiro de equipe a partir de 2022 ainda não foi confirmado, já que o time suíço, penúltimo colocado no campeonato de construtores, não assegurou a permanência de Antonio Giovinazzi no próximo ano.

A decisão já estava tomada há algum tempo, segundo revelou Toto Wolff após ao treino classificatório do GP da Bélgica. Mas Wolff também já havia dito que só revelaria o nome escolhido após assegurar o futuro de Bottas. A saída de Kimi da Alfa, e a ida de Bottas para a equipe, abrem as portas para a ida de George Russell pra Mercedes – mas nada foi anunciado ainda.

Bottas encara sua temporada mais difícil pela Mercedes. Na terceira colocação do campeonato, ele está há 20 corridas sem vencer na F1 e foi terceiro na corrida deste domingo, no GP da Holanda, vencida por Max Verstappen.

Valtteri Bottas conquistou terceiro lugar no GP da Holanda, neste domingo — Foto: Francisco Seco - Pool/Getty Images

Valtteri Bottas conquistou terceiro lugar no GP da Holanda, neste domingo — Foto: Francisco Seco – Pool/Getty Images

Com a Mercedes, ele faturou nove vitórias – a última no GP da Rússia em 2020. Vice-campeão mundial em 2020 e 2019, o finlandês, que está desde 2013 na F1, registra em sua carreira 17 pole positions e 63 pódios. Em uma publicação em suas redes, o finlandês postou uma mensagem de agradecimento para a heptacampeã de construtores:

– Eu gostaria de agradecer a Mercedes pelos cinco anos juntos. Conquistamos algumas coisas que nunca esquecerei. E ei, ainda temos esta temporada para vencer! Vamos atrás disso.

Antes da prova neste fim de semana no Circuito de Zandvoort, o finlandês obteve um 12º no GP da Bélgica há duas semanas, enquanto Russell, que pontuou pela primeira vez com a Williams na Hungria, conquistou seu primeiro pódio da carreira ao chegar em segundo lugar.

O desempenho inesperado do britânico no GP da Bélgica, no qual se classificou em segundo lugar, trouxe novos questionamentos sobre a decisão da Mercedes para 2022, mas Wolff afirmou que o resultado não influenciaria a escolha do time. Mesmo valendo apenas metade dos pontos, o pódio em Spa foi o primeiro da Williams desde o GP do Azerbaijão de 2017, quando Lance Stroll chegou em terceiro.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias