Diário de São Paulo
Siga-nos

Prefeito de Jaguariúna é eleito presidente da Associação Nacional de Prefeitos do MDB

Por Andressa Zafalon

Prefeito de Jaguariúna é eleito presidente da Associação Nacional de Prefeitos do MDB
Prefeito de Jaguariúna é eleito presidente da Associação Nacional de Prefeitos do MDB

Redação Publicado em 10/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h58


Gustavo Reis é o nome favorito do MDB para compor a chapa como o vice de Rodrigo Garcia (PSDB) e concorrer ao Governo do Estado de São Paulo.

Por Andressa Zafalon

O prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis (MDB-SP), foi eleito nesta quarta-feira (8) presidente da Associação Nacional de Prefeitas, Prefeitos, Vice-Prefeitas e Vice-Prefeitos do MDB, para um mandato de dois anos.
A eleição, realizada pela executiva nacional do partido, ocorreu em Brasília sob a liderança do presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi.

Gustavo Reis será o responsável por coordenar os trabalhos de quase 1.500 prefeitos e vice-prefeitos, 800 prefeitos e quase 700 vice-prefeitos eleitos pelo partido em todo o Brasil.

“É uma alegria receber do nosso presidente nacional, deputado Baleia Rossi, essa missão de presidir a Associação Nacional de Prefeitos e Vice-Prefeitos do MDB, que é o maior partido do nosso país. É muito importante um partido forte, trocando políticas públicas, trocando experiências e aprimorando cada vez mais para que a gente tenha um país cada vez mais plural e de igualdade. Fico muito honrado de exercer esse cargo. Obrigado a todos pela confiança”, disse Gustavo.

Gustavo Reis também é o atual presidente do Conselho de Administração da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e vice-presidente de Telecomunicações da FNP (Frente Nacional de Prefeitos).

Conselho do MP vai acompanhar investigação sobre mortes no Amazonas

Prefeito Gustavo Reis (esq.) e Deputado Federal Baleia Rossi (dir.)

História

O atual prefeito de Jaguariúna, cidade localizada na Região Metropolitana de Campinas, nasceu em Santos (SP) e tem 50 anos. Gustavo foi líder estudantil e é bacharel em Direito, pós-graduado em Direito do Trabalho e autor do livro “Cooperativa de Trabalho: Problema ou Solução?”.

Ingressou na política jaguariunense em 2000, eleito vereador com expressiva votação. Candidatou-se a deputado estadual em 2002 e foi eleito prefeito para a gestão de 2009 a 2012.

Em 2016, voltou a ser eleito prefeito de Jaguariúna, para o mandato 2017-2020. Foi reeleito em 2020 para o terceiro mandato, na gestão 2021-2024.

Em suas gestões, se destacam ações na educação, na saúde e no desenvolvimento de Jaguariúna, áreas cujos indicadores estão entre os melhores do país. A cidade, de cerca de 60 mil habitantes, é a porta de entrada para o Circuito das Águas Paulista.

Na primeira gestão de Gustavo Reis, Jaguariúna conquistou o prêmio Americas Award 2010, da ONU, por ter apresentado índice zero de mortalidade infantil em 2009. A implantação de programas de saúde integral às mães e crianças, com o acompanhamento das gestantes durante toda a gravidez – realizando mais consultas e exames do que as preconizadas pelo Ministério da Saúde – são algumas das ações que contribuíram para o resultado positivo do município.

Por três vezes consecutivas, Jaguariúna conquistou o título de cidade brasileira mais inteligente e conectada dentre os municípios de 50 mil a 100 mil habitantes, segundo o ranking Connected Smart Cities, promovido anualmente pela consultoria Urban Systems. A cidade obteve o título em 2019, 2020 e 2021.

O município ainda ficou na 13ª colocação no ranking “governança” e em 21ª em “tecnologia e inovação”, além de se manter no “top 20” do ranking geral (19ª posição), à frente de algumas capitais, como Porto Alegre, Fortaleza, Recife e Manaus – Jaguariúna é a única cidade com menos de 100 mil habitantes a figurar entre os 20 municípios mais inteligentes e conectados do Brasil.

Em 2019, Jaguariúna também foi reconhecida oficialmente como Cidade Amiga do Idoso pela OMS (Organização Mundial de Saúde). O título se destina a municípios que desenvolvem ações pelo bem-estar e qualidade de vida de quem já passou dos 60 anos de idade. A partir desse reconhecimento, Jaguariúna passou a compor uma seleta rede global de Cidades Amigas dos Idosos, composta por 520 municípios em 37 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.

Compartilhe  

últimas notícias