Diário de São Paulo
Siga-nos
Vacina

Vacinação no Brasil está em queda há 8 anos; entenda

Desde 2016, o Brasil vem observando uma queda na taxa de vacinação da população

Vacinação no Brasil está em queda há 8 anos; entenda - Imagem: Reprodução/Freepik
Vacinação no Brasil está em queda há 8 anos; entenda - Imagem: Reprodução/Freepik

Gabrielly Bento Publicado em 30/04/2024, às 14h50


Pioneiro em programas de vacinaçãodesde o regime militar, o Brasil se vê em uma situação paradoxal: vítima do próprio sucesso. Motivado por uma falsa sensação de segurança e bombardeado por desinformação, o país vem presenciando um declínio preocupante na adesão às campanhas de imunização.

Segundo o UOL, com o medo do retorno de doenças erradicadas, o governo Lula está investindo bilhões em imunizantes, mas a meta de alcançar 95% de cobertura entre o público-alvo permanece distante.

O declínio teve início em 2016. Segundo o Observatório da Atenção Primária à Saúde, a média nacional de vacinação com as 20 vacinas gratuitas permaneceu superior a 70% entre 2001 e 2015. Em 2016, no entanto, despencou para 59,9%.

"O brasileiro passou a ter a falsa sensação de segurança", explica Akira Homma, assessor científico sênior de Bio-Manguinhos (Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos), da Fiocruz, reforçando que a principal causa apontada é a erradicação de epidemias que assolaram o país antigamente.

Com o fim das grandes ameaças, as campanhas de conscientização perderam impacto. "A população já não estava nem aí", diz Isabella Ballalai, diretora da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações).

A pandemia de COVID-19 apenas agravou a situação. "A desinformação vinha também da autoridade máxima do governo", aponta Homma, referindo-se ao governo Bolsonaro.

Ainda de acordo com o site, após sua eleição, Lula assumiu o compromisso de ampliar a vacinação. A meta era dedicar os cem primeiros dias de governo à organização da campanha. "Vamos trazer de volta o Zé Gotinha e fazer do Brasil mais uma vez referência mundial", declarou em suas redes sociais.

Com isso, investimentos bilionários em vacinas foram feitos: R$ 6,5 bilhões em 2023 e a promessa de mais R$ 10,9 bilhões este ano. O Ministério da Saúde também tem percorrido o país elaborando estratégias personalizadas para cada município.

Compartilhe  

últimas notícias