Diário de São Paulo
Siga-nos
De Olho na Cidade, por Fábio Behrend

Os afilhados do chefe, a viagem do prefeito e a tragédia do Rio Grande do Sul

Imagem criada com inteligência artificial. - Imagem: Reprodução | DALL-E
Imagem criada com inteligência artificial. - Imagem: Reprodução | DALL-E
Fábio Behrend

por Fábio Behrend

Publicado em 10/05/2024, às 07h25


Silvão e Silvinho...

Dois assessores muito próximos de Milton Leite serão candidatos a “herdeiros políticos” do presidente da Câmara Municipal. Isso se ele cumprir o que anunciou primeiro para este repórter em agosto de 2021, que não vai concorrer ao 8º mandato consecutivo de vereador. Silvio Antônio de Azevedo, o “Silvão”, é chefe de gabinete de Milton Leite. Silvio Ricardo, o Silvinho, chefe de gabinete da subprefeitura do M´Boi Mirim. Ambos são da zona sul, mas Silvão atua também na zona leste e Silvinho, na zona norte.

... Leite

Ambos deixarão seus cargos públicos 90 dias antes do primeiro turno, marcado para 6 de outubro. Os assessores vão adotar o sobrenome do chefe nas urnas. Serão “Silvão Leite” e “Silvinho Leite”. Com as benções do padrinho, claro.

Um bispo como prefeito e o PT de volta ao comando da Câmara

Com a viagem de Ricardo Nunes para o Vaticano, quem sentar na cadeira dele não poderá ser candidato em outubro. Milton Leite assumiria o posto e o vice presidente da Câmara, João Jorge, a presidência do Legislativo. Só que Milton pretende ser vice de Ricardo Nunes e João Jorge vai disputar o cargo novamente. Resultado: de segunda à sexta-feira que vem, o 2º vice-presidente da Câmara, o bispo da Igreja Universal e vereador Atílio Francisco será prefeito e o petista Alessandro Guedes, presidente da Câmara Municipal. O PT não ocupava a presidência da Câmara Municipal há 18 anos, desde Antônio Donato, em 2006.

Guerra nos tribunais

Ricardo Nunes, Guilherme Boulos e Tabata Amaral travam verdadeira batalha nos tribunais. Boulos é alvo de 10 ações dos adversários, Nunes de 4 e Tabata Amaral, de 1, já arquivada. O prefeito também é alvo de uma série de representações judiciais que partiram de seus adversários. Temperatura subindo.

Viralizou

Uma imagem criada por inteligência artificial viralizou nas redes sociais durante a semana. Ilustrava como ficaria a Marginal Pinheiros e os arredores se acontecesse em São Paulo tragédia semelhante à do Rio Grande do Sul.

Alerta

No texto da influenciadora Andrea Janér, que acompanhava a imagem impactante, um alerta sobre a ocorrência cada vez maior de fenômenos climáticos extremos, a constatação de que não existe nenhum planejamento ou plano de ação eficiente elaborado para lidar com tragédias desse porte em nenhum lugar do país e um apelo para que tenhamos, além do respeito à Ciência, solidariedade com o povo gaúcho.

Por aqui...

Vale lembrar que a EMAE, privatizada pelo governo Tarcísio de Freitas em 19 de abril, controla 7 barragens em São Paulo. Uma delas, a Barragem Guarapiranga, fica justamente na Marginal Pinheiros. Em 2022 a empresa, ainda estatal, iniciou um plano de emergência para manutenção das estruturas localizadas no Médio Tietê, nos reservatórios Billings e Guarapiranga e na barragem Rio das Pedras, em São Bernardo do Campo e Cubatão. 

Comemorando

Graciele Mocellin, do MOA Advogados Associados, e os empresários do setor sementeiro, comemoraram essa semana duas vitórias administrativas na Delegacia da Receita Federal de Julgamentos (DRJ), que reconhecem o fim das autuações que o setor vinha sofrendo por conta da Refeita Federal não permitir a dedução de royalties de biotecnologia e germoplasma no Imposto de Renda. Só uma empresa foi autuada em 120 milhões de reais por não poder deduzir os royalties. A decisão é inédita e suspende as autuações da Receita Federal, que vinham acontecendo há 3 anos. O setor sementeiro, um dos pilares do agronegócio brasileiro, movimenta mais de 20 bilhões de reais por ano.

Maconha medicinal

Faltam duas semanas para a 3º Medical Cannabis Fair, principal feira da América Latina sobre Cannabis Medicinal, no Expo Center Norte. Simultaneamente à feira acontece um congresso científico com especialistas do Brasil e exterior. Entre as novidades, a certificação de toda a linha de produção, do DNA das plantas de maconha à manufatura e embalagem do CBD. Entre os expositores, um laboratório fundado por dois brasileiros nos Estados Unidos, a Full Spectrum Biologics.

Contato: [email protected]

Compartilhe  

últimas notícias