Diário de São Paulo
Siga-nos

Zelenskiy considera que agressão russa não se limita ao seu país

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, considera que a Rússia está atacando toda a Europa com a agressão ao seu país. Ele disse que impedir a invasão da

Zelenskiy considera que agressão russa não se limita ao seu país
Zelenskiy considera que agressão russa não se limita ao seu país

Redação Publicado em 10/04/2022, às 00h00 - Atualizado às 11h32


Presidente falou aos ucranianos na noite desse sábado

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, considera que a Rússia está atacando toda a Europa com a agressão ao seu país. Ele disse que impedir a invasão da Ucrânia é essencial para a segurança de todas as democracias.Zelenskiy considera que agressão russa não se limita ao seu paísZelenskiy considera que agressão russa não se limita ao seu país

Em discurso aos ucranianos, na noite desse sábado (9), Volodymyr Zelenskiy afirmou que a agressão russa “não se destinava a ser limitada apenas à Ucrânia” e que “todo o projeto europeu é um alvo para a Rússia”.

“É por isso que não é apenas dever moral de todas as democracias, de todas as forças europeias, apoiar o desejo de paz na Ucrânia”, disse, acrescentando que “isso é, na realidade, a estratégia de defesa para todos os Estados civilizados”.

O discurso do Presidente da Ucrânia foi divulgado enquanto, na zona leste do país, civis continuavam a fugir perante a iminência de um ataque russo, e os bombeiros procuravam sobreviventes numa cidade no Norte, de onde as forças russas saíram.

No pronunciamento, Zelenskiy agradeceu aos primeiros-ministros do Reino Unido e da Áustria suas visitas, nesse sábado, a Kiev as promessas de mais apoio.

A Rússia lançou, em 24 de fevereiro, ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.626 civis, incluindo 132 crianças, e feriu 2.267, entre eles 197 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra já causou número indeterminado de baixas militares e a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, das quais 4,3 milhões para países vizinhos.

Esta é a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). As Nações Unidas calculam que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária.

A invasão russa foi condenada pela comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento à Ucrânia e o reforço de sanções econômicas e políticas a Moscou.

.

.

.

Agencia Brasil

Compartilhe  

últimas notícias