Diário de São Paulo
Siga-nos

Xavi é apresentado como novo técnico do Barcelona e diz: “Estou muito esperançoso”

Xavi Hernández iniciou nesta segunda-feira mais um capítulo importante em sua intensa relação com o Barcelona. Um dos maiores ídolos da história do clube

Xavi é apresentado como novo técnico do Barcelona e diz: “Estou muito esperançoso”
Xavi é apresentado como novo técnico do Barcelona e diz: “Estou muito esperançoso”

Redação Publicado em 08/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h41


Um dos maiores ídolos da história do clube catalão, ex-meia é recebido com grande festa da torcida no Camp Nou e assina contrato até 2024

Xavi Hernández iniciou nesta segunda-feira mais um capítulo importante em sua intensa relação com o Barcelona. Um dos maiores ídolos da história do clube catalão, o ex-meia foi apresentado como o novo treinador do time profissional em evento no Camp Nou, que recebeu torcedores esperançosos no trabalho do comandante.

– Estou emocionado por como a torcida me recebeu. Estou muito esperançoso, com vontade de começar a falar com os jogadores. Sei que é um momento complicado, tanto econômica quanto esportivamente, mas tenho vontade de devolver a esperança. Aos jogadores, pedirei nível de exigência, porque somos o Barça, o melhor clube do mundo – disse Xavi na entrevista coletiva após a apresentação.

Milhares de fãs estiveram presentes no Camp Nou, se concentrando no setor das arquibancadas m volta da tribuna de honra. Com bandeirinhas do Barça, os fãs foram ao delírio quando Xavi apareceu no campo. Ele fez uma declaração para os torcedores e assinou o contrato com o clube – que vai até 2024 – em pleno gramado, ao lado do presidente Joan Laporta. Depois, o novo treinador do Barça posou para fotos ao lado de familiares e até mesmo cantou músicas da torcida ao lado de Laporta.
Ex-meia retorna ao clube depois de seis anos — Foto: Reuters

Ex-meia retorna ao clube depois de seis anos — Foto: Reuters

Não podemos falhar. Temos que trabalhar muito a partir de amanhã e transmitir aos jogadores que somos o Barça. Os torcedores me arrepiaram”.
— Xavi Hernández, novo técnico do Barcelona

Antes de participar da primeira entrevista coletiva, Xavi conversou com a TV oficial do Barcelona, indicando que está preparado para a missão de conduzir o time – algo que sempre colocou como objetivo quando iniciou a carreira de treinador, no Al Sadd. Ele afirmou que “a vida mudou em três ou quatro dias” e se mostrou feliz.

– Vejo muita esperança, as expectativas são altas. Trata-se de obter rendimento imediato. Em resumo, é uma esperança. Há elenco e há talento. Tentarei transmitir experiência aos jogadores para conseguir os títulos – disse Xavi.

Xavi deixou o Al Sadd para voltar ao Barça — Foto: Getty Images

Xavi deixou o Al Sadd para voltar ao Barça — Foto: Getty Images

Xavi retorna ao Barcelona após mais de seis anos de seu adeus como jogador, quando prometeu que retornaria um dia para assumir outra função relacionada ao futebol. Desde então, o espanhol estava no Catar, onde é um dos principais embaixadores da Copa do Mundo de 2022. Ele atuou pelo Al Sadd até 2019, quando se aposentou e se transformou em treinador.

Xavi Hernández Barcelona apresentação — Foto: Reuters

Xavi Hernández Barcelona apresentação — Foto: Reuters

O ex-meia sempre foi o técnico sonhado pelo presidente Joan Laporta, que assumiu o comando do clube catalão no começo deste ano. Porém, o mandatário decidiu dar um voto de confiança a Ronald Koeman ao fim da temporada passada, quando Messi ainda estava no elenco. O holandês, entretanto, não resistiu ao mau começo de temporada e foi demitido no mês passado. Desde então, a diretoria começou a negociar com Xavi e foi ao Catar na semana passada para conseguir a liberação do Al Sadd sem custos.

– Foi uma apresentação inédita para um treinador. Vi pessoas empolgadas como nunca, e isso é pelo Xavi, porque ele é um homem da casa, do clube. Hoje é um dia de alegria, é um dia que vai marcar a história do clube – afirmou Joan Laporta nesta segunda.

Confira outros trechos da entrevista coletiva de Xavi:

Promessa de jogar bem
– Eu venho com uma ideia muito clara. Teremos exigências, regras, trabalho duro. Tem que tentar convencer os jogadores para chegar ao sucesso. Seremos julgados pelos resultados, mas tentaremos jogar bem para que os resultados apareçam.

Comparação com Guardiola
– Que me comparem com Guardiola já é um sucesso por tudo que ele deu ao futebol e ao Barça. Para mim, é o melhor treinador do mundo, e qualquer comparação para mim agora é ruim. Serão os resultados que dirão se fizemos bem ou não, mas para mim é um êxito que me comparem com ele.

Xavi Hernández assinou contrato ao lado de Joan Laporta — Foto: Reuters

Xavi Hernández assinou contrato ao lado de Joan Laporta — Foto: Reuters

Preocupação com lesões
– Evidentemente, estamos preocupados. Temos que falar de muitas coisas com o presidente. Temos que solucionar este problema, há trabalho para fazer e recuperar muitos jogadores que são importantes.

Por que não veio antes?

– As duas primeiras vezes que o Barcelona veio… Em janeiro, não sentíamos que era hora, tanto a nível familiar como eu mesmo. Precisava de mais margem. Depois, no meio do ano, havia eleições no meio, muita incerteza, não era o momento. Então, me ligou Joan, que sempre disse que é o melhor presidente da história do Barça. E agora era o momento.”
— Xavi Hernández, técnico do Barcelona

Disciplina
– Não faz falta ser duro. Tem que se colocar regras e cumpri-las. Quando se teve regras no vestiário, fomos bem. Não é disciplina, é ordem.

Como ajudar os jogadores
– Minha ideia como treinador é ajudá-los. O Barça é difícil, há jogadores que noto de fora essa pressão. Vamos trabalhar com eles e ajudá-los a nível pessoal e profissional. Trata-se de ajudá-los e fazer um time.

Quando poderão ver os frutos
– Nós estamos pensando no clássico contra o Espanyol. Nos prepararemos para ganhar, e a partir daí, pensaremos em cada jogo que venha. Tem que se trabalhar muito duro para que cheguem os resultados. É um projeto a médio e longo prazo.

Inspirações
– Muitas vezes me vêm à cabeça conselhos de Frank (Rijkaard), de Van Gaal, de Vilà, de Cruyff, de Guardiola, Luis Enrique…

Estilo tático
– Queremos ser intensos, agressivos, recuperando a bola no campo adversário. Uma equipe que deixa a alma dentro de campo.

Conversa com Messi
– Sim, me mandou uma mensagem e desejou sorte. Fizemos brincadeiras, ele desejou o melhor. É o melhor jogador da história do clube, mas não está aqui. Temos os jogadores que temos e temos que trabalhar com eles. Leo não está mais.

Contratações
– Vamos avaliar com o clube e decidir. É cedo, mas vamos trabalhar para reforçar o time, sempre é uma oportunidade. Para mim, é claro. Tem que recuperar a exigência e que o jogador tenha claro o que tem que fazer em caa momento do jogo.

Xavi é um dos maiores ídolos da história do Barcelona — Foto: Getty Images

Xavi é um dos maiores ídolos da história do Barcelona — Foto: Getty Images

Renovação de Dembélé
– Sim, para mim Dembélé pode ser o melhor jogador do mundo em sua posição. Mas há que trabalhar com ele exigir dele. Depende de sua mentalidade, que se lesione pouco, que tenha rendimento. Para mim, é importante sua renovação.

Veteranos do elenco
– Os que conheço é quem vou exigir mais. Os conheço, sei que pé calçam. Vejo uma vantagem: conheço Gerard (Piqué), Busi (Busquets), Jordi (Alba), Ter Stegen e Sergi (Roberto). Sou mais um, e eles partem do zero.

Caminho para sucesso
– Acreditamos que a melhor forma é jogar bem. Temos que ajudar os jogadores em tudo, mas tudo com o DNA Barça. Ganhei tudo com o Barça e a seleção com este DNA, e podemos voltar a fazê-lo.

Como competir de cara
– Se conseguir competir, da sua forma, vamos estar muito perto de conseguir resultados. Se transmitirmos que vamos jogar bem, temos opções. Não será fácil. Temos que trabalhar, recuperar jogadores. E, se competirmos, estamos perto de conseguir resultados.

Vantagens de ser ex-jogador do clube
– Tenho muita vantagem, conheço o clube, os jogadores. O Barça é o clube mais difícil do mundo porque tem que jogar bem e ganhar, não vale ganhar por 1 a 0. Vamos tentar. Espero estar no grupo de Pep, Zidane e companhia, não de outros ex-jogadores.

Esquema de jogo
– Mais que sistema de jogo, é a ideia, o modelo. Mirar alto, sem especular. Criar mais chances que o rival. No Al-Sadd jogávamos em um 3-4-3 porque éramos muito dominadores. Aqui podemos começar com um 4-3-3, depois passar para o 3-4-3 ou até o 3-5-2.

Geração de jovens
– Temos uma geração espetacular de jogadores, mas são muito jovens. Cada jogo é uma final, e temos que ajudá-los. Têm que se sentir felizes. Riqui (Puig), Ansu (Fati), Nico, Gavi, Mingueza… Queremos que aproveitem os treinamentos e rendam.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias