Diário de São Paulo
Siga-nos

WTA suspende torneios na China por preocupação com Shuai Peng

A WTA suspendeu os torneios de tênis feminino na China por estar preocupada com a situação da tenista Peng Shuai. Apesar da divulgação de uma conversa com o

WTA suspende torneios na China por preocupação com Shuai Peng
WTA suspende torneios na China por preocupação com Shuai Peng

Redação Publicado em 01/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 18h14


Principal organização do tênis feminina não realizará competições na terra natal da tenista ex-número um nas duplas

A WTA suspendeu os torneios de tênis feminino na China por estar preocupada com a situação da tenista Peng Shuai. Apesar da divulgação de uma conversa com o presidente do COI, Thomas Bach, a organização alega que não tem provas que a atleta esteja em liberdade após realizar acusações de abuso sexual contra o ex-vice primeiro-ministro do país asiático, Zhang Gaoli.

A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (1), através de um comunicado. De acordo com o presidente da entidade, Steve Simon, é impraticável manter os torneios na China, tendo em vista que, de acordo com a postura do governo local, jogadoras e suas equipes podem ter suas liberdades colocadas em risco.

Shuai Peng tênis — Foto: Lintao Zhang/Getty Images

Shuai Peng tênis — Foto: Lintao Zhang/Getty Images

– Eu não vejo como pedir para nossas atletas irem competir onde Shuai Peng não está podendo se comunicar livremente e parece estar sofrendo pressão para desmentir suas alegações de abuso sexual. Dada a atual situação, também estou muito preocupado com os riscos que todos os nossos jogadores e equipe poderiam enfrentar se realizássemos eventos na China em 2022 – disse o líder da WTA.

Vale lembrar que, anteriormente, a WTA já havia ameaçado suspender sua relação com a China e se manifestado dizendo acreditar que a tenista poderia estar sendo coagida pelo governo chinês a fazer aparições para mostrar que supostamente estaria tudo bem.

De acordo com a organização, mesmo com as “provas” concedidas pelo governo chinês, a acusação feita pela ex-número 1 do mundo nas duplas deveria ser levada a sério e investigada corretamente. A China, em contrapartida, disse que o caso estava sendo tratado de uma forma “exagerada” e com “malícia” por parte de algumas pessoas.

Mesmo após aparecer, caso de Shuai Peng segue gerando muita polêmica ao redor do mundo — Foto: Reprodução/Twitter

Mesmo após aparecer, caso de Shuai Peng segue gerando muita polêmica ao redor do mundo — Foto: Reprodução/Twitter

No calendário de 2021, os torneios da WTA na China não aconteceram por conta da pandemia do novo Coronavírus. Porém, em 2020, seriam realizadas as seguinte competições: Shenzhen (de nível 250), que foi a única a ser disputada pois ocorreu em janeiro, antes da paralisação por conta da Covid-19, Hong Kong, Jiangxi, Zheng Zhou, Guangzhou e Tianjin, também de nível 250, e Pequim e Wuhan, de nível 1000, o único abaixo dos Grand Slams. Além disso, o WTA Finals, que seria em Shenzhen.

Agora, com o cancelamento dos torneios da WTA na China, resta saber como isso afetará o calendário do próximo ano, tendo em vista que todas essas competições aconteceriam na segunda parte de 2022 – a entidade divulgou a primeira parte do calendário para a temporada, onde não consta nenhum torneio no país asiático até aqui.

.
.
.
Globo Esporte
Compartilhe  

últimas notícias