Política
Witzel canta vitória no Tribunal Misto

Acreditando conseguir seis votos a seu favor, o governador afastado tem dito que seu impeachment não o afastará definitivamente do governo.
Por Jair Viana
O governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), em julgamento pelo Tribunal Misto, composto por juízes e deputados, não parece preocupado com o resultado do julgamento. Witzel tem revelado aos mais próximos que já teria votos suficientes para se safar do impeachment.
SEGURO – Nos últimos dias o governador tem falado a interlocutores que não acredita que o Tribunal o condene, pois dos dez votos existentes, pelo menos a metade seria a seu favor. Como são cinco juízes (desembargadores do Tribunal de Justiça fluminense) e cinco deputados estaduais, Witzel precisa de seis votos para evitar seu afastamento definitivo pelo impeachment.
ACUSAÇÃO – Wilson Witzel é acusado de envolvimento no direcionamento de licitações e cobrança de propina de fornecedoras do estado. As possíveis irregularidades vieram à tona em maio, com a Operação Placebo, que cumpriu mandado de busca e apreensão no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governo. Em junho, o processo de impeachment foi instaurado na Assembleia Legislativa do Rio.
Entenda por que Wilson Witzel foi afastado do governo do Rio de Janeiro
Com o afastamento de Witzel e investigações contra o vice-governador e o presidente da Alerj, governo do Rio pode ficar com o presidente do TJRJ.
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), foi afastado do cargo nesta sexta-feira (28) após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele é suspeito de envolvimento em irregularidades nas compras para a pandemia de Covid-19 e deve ficar fora do cargo, a princípio, por 180 dias. A decisão também proíbe o governador de acessar as dependências do governo fluminense e se comunicar com funcionários. A investigação aponta que uma organização criminosa foi instalada no governo estadual a partir da eleição de Witzel, que assumiu o cargo em 2019. O grupo se divide em três braços, para o pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos liderados por empresários. Eles teriam loteado as principais secretarias para beneficiar essas empresas.
-
saúde22 horas atrás
Governo do estado de SP anuncia fase vermelha da quarentena a partir de sábado
-
Marcus Vinicius de Freitas23 horas atrás
Marcus Vinicius de Freitas: Os desafios globais da humanidade
-
Esportes24 horas atrás
Inter de Limeira x São Paulo: veja onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem
-
Esportes23 horas atrás
Em busca de valorização, São Paulo terá espaços de publicidade em branco no uniforme
-
Esportes24 horas atrás
Santos x Ferroviária: veja onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem
-
saúde18 horas atrás
Governo decide comprar vacinas contra a Covid-19 dos laboratórios Pfizer e Janssen
-
Política20 horas atrás
Relator propõe 6 meses de suspensão ao deputado Fernando Cury por importunação sexual contra a colega Isa Penna na ALESP
-
Esportes18 horas atrás
Free Fire: Globo Esporte visita mansão do Fluxo, time de Cerol e Nobru