Diário de São Paulo
Siga-nos

Welington enfrentou doença na base e perda na família antes de fazer primeiro gol pelo São Paulo

Antes de fazer o primeiro gol pelos profissionais com a camisa do São Paulo, Welington enfrentou desafios na vida, como muitos jovens brasileiros que têm o

são paulo
são paulo

Redação Publicado em 19/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h29


Lateral-esquerdo teve infância difícil e lidou com vírus pouco comum

Antes de fazer o primeiro gol pelos profissionais com a camisa do São Paulo, Welington enfrentou desafios na vida, como muitos jovens brasileiros que têm o sonho de ser jogador de futebol.

Criado sem pai em São Bernardo do Campo, em São Paulo, o lateral-esquerdo teve uma infância difícil e desde pequeno ajudou a mãe a sustentar os irmãos e manter a casa. Em determinados momentos, se viu sem dinheiro até mesmo para ir aos treinos.

Há cerca de quatro anos, porém, as dificuldades ganharam um capítulo extra devido a uma doença pouco habitual. Welington contraiu uma bactéria chamada “Coxsackie B”, que assustou o jogador e aqueles que conviviam diariamente com ele.

– Com 16 para 17 anos, peguei um vírus, fiquei bastante debilitado, perdi uns quilos, fiquei sem fazer o que mais amo, que é o futebol. Assim que me recuperei, voltei bem e consegui recuperar meu futebol. Graças a Deus, tem dado tudo certo até hoje – afirmou Welington, de 20 anos.

Welington, do São Paulo, comemora gol contra o Guarani — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Welington, do São Paulo, comemora gol contra o Guarani — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Pessoas que conviveram com o lateral-esquerdo nessa época relatam que ele mal conseguia caminhar pelo CT. Algumas temeram que ele não conseguisse voltar a disputar partidas em alto nível.

Welington contrariou as expectativas pessimistas e deu a volta por cima. Em menos de dois meses, já estava como titular e capitão da equipe sub-20 do Tricolor.

Mas as adversidades não pararam por aí. Meses depois de se curar da “Coxsackie B” , o jogador perdeu o avô, um dos maiores incentivadores da sua carreira e quem o levava para praticamente todos os treinos e jogos do São Paulo na base.

Depois de fazer o primeiro gol pelo São Paulo no duelo contra o Guarani, pelo Campeonato Paulista, na semana passada, Welington dedicou aquele momento ao avô Napoleão.

– A importância do meu avô para mim foi muito grande. Sempre me ensinou, desde pequeno, que as primeiras coisas eram humildade e educação. Para chegar onde estou, ele sempre me acompanhou e acreditou em mim. Sou grato a tudo por ele – contou.

Welington, do São Paulo — Foto: Reprodução/Twitter

Welington, do São Paulo — Foto: Reprodução/Twitter

Segundo Welington, esse episódios fizeram com que ele ganhasse mais força para seguir em busca de seus objetivos:

– As dificuldades foram importantes para eu decidir o que realmente queria. Isso me deixou cada vez mais forte. Foi mais uma batalha que conseguimos passar todos juntos. Hoje estou colhendo tudo que foi plantado lá atrás – disse.

E os frutos colhidos atualmente por Welington realmente têm sido produtivos. Desde que subiu aos profissionais com Fernando Diniz, em 2020, o lateral-esquerdo é considerado uma das grandes promessas da base são-paulina.

Recentemente, Muricy Ramalho, coordenador de futebol do São Paulo, falou publicamente que Welington era uma das joias que iriam surpreender nos profissionais. Já Orlando Ribeiro, ex-treinador do sub-20 do Tricolor, disse em uma recente entrevista ao ge que o jovem era o jogador que mais o representava nos profissionais.

Contra o Guarani, Welington deu uma pequena amostra expectativa depositada nele. Crespo poupou os titulares, e o lateral-esquerdo ficou com a vaga de Reinaldo. Além de ser um dos jogadores mais perigosos na chegada ao ataque, o garoto de 20 anos fez o gol de empate em 1 a 1 – o Tricolor venceu por 3 a 2.

– Naquele momento, passou um filme na cabeça, não acreditei que estava acontecendo aquilo comigo. Quando acabou o jogo, mandei mensagem para minha mãe, e ela estava muito feliz, assim como eu – revelou.

Agora estabilizado nos profissionais, Welington briga por uma vaga entre os titulares para ir em busca dos títulos pelo clube que o revelou. Por enquanto, ele tem realizado um dos sonhos da criança que pegava pelo menos três transportes para ir aos treinos: o de proporcionar uma melhor qualidade de vida para a mãe e os irmãos.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias