Diário de São Paulo
Siga-nos

Waldir Junior – Curiosidades da Zona Leste “minha querida região”

Coisas que só quem mora na leste sabe

Waldir Junior – Curiosidades da Zona Leste “minha querida região”
Waldir Junior – Curiosidades da Zona Leste “minha querida região”

Redação Publicado em 10/03/2020, às 00h00 - Atualizado às 11h07


Coisas que só quem mora na leste sabe

A zona leste é a região mais populosa de São Paulo. Ela obtém a maior área verde da metrópole e mantém algumas características de interior.

Há alguns locais que só quem mora na região leste pode falar com presteza das quantas histórias que carregam. Dentre eles:

  •  O aquário de Itaquera, que recebe muitas famílias para se divertirem nos playgrounds, montagem de aquários, feira de artesanato, plantas, e alimentação do tipo gulseimas (pamonha, milho e derivados).
  • Só quem mora na famosa ZL já ouviu falar do delicioso “hot dog” da praça Silvio Romero, o conhecido cachorro quente que ninguém abre mão.
  • Playland do shopping aricanduva, o maior shopping da américa latina.
  • A famosa festa da cerejeiras que ocorrem uma vez ao ano no frequentado Parque do Carmo, que também recebe muita gente em busca de distração especialmente aos finais de semana.
  • A interminável sapopemba que quando iniciamos um trajeto devemos nos preparar para mais de 45km.
  • Os dramas dos demorados semáfaros que só quem passa pelo trânsito da radial vai entender.

Na Leste, temos vários pontos de acesso um deles por exemplo é distrito do Tatuapé que é conhecido como uma das regiões mais nobres, com grande mercado imobiliário, que conta com prédios desde os mais compactos até os de alto padrão.

Temos também o bairro de Guaianases um dos últimos distritos do munícipio, juntamente com Jardim Helena, Itaím Paulista, Vila Curuçá, Lageado, Tiradentes, Iguatemi, São Mateus e São Rafael.
Enquanto paulistano trago comigo a maior admiração por essa região da nossa cidade que abriga pessoas batalhadoras que enfrentam horários de pico no transporte público, considerando que a maior parte dos empregos estão afastados desses locais, onde os meios de locomoção são insuficientes para as demandas e saturados em todos os sentidos.

Pude conhecer tudo isso de perto. Frequentador de muitos bairros, trabalhei muitos anos na Cidade Tiradentes, extremo da região, cuja paisagem predominante são os prédios das cohabs (conjuntos habitacionais) que ultrapassam o campo da visão. Uma região carente que ao mesmo tempo que grita por ajuda, exala o sentimento de acolhimento e amor com todos que ali estão.

Outro ponto de destaque como já mencionado é Guaianases que junto com Itaquera apresentam uma história bonita em que nasceram de aldeamentos indígenas com destaque aos padres Manoel da Nóbrega e José de Anchieta que fundaram o colégio Guaianás. Assim, a partir de 1920 o bairro cresceu e se tornou mais populoso devido as olarias e Estrada de Ferro Norte, que deram um impulso na economia local. E só em 1957 recebeu o nome de Guaiazes devido a tribo que o habitava, nomenclatura a princípio com “z” posteriormente com “s”. Em Guaianases temos a igreja Santa Cruz, em seguida São Benedito, como pontos de referência considerando velha e nova estação.

Já Itaquera, cuja principais vias são Jacú Pêssego/ Nova Trabalhadores, hoje em dia vem ganhando destaque pelo investimento em pontos de alimentação. Na região encontramos diversos lugares que são conhecidos por todos, como por exemplo o Arena Corinthians.

Entre tantos outros locais da zona leste, eu escreveria um livro dessa região que eu tanto me faço presente, observando seus costumes, admirando sua garra, buscando melhorias enquanto cidadão que preza por respeito e dignidade. Chamo atenção para as dificuldades e ao mesmo tempo para o calor humano e a essência de união e amor vindos da intensidade que só a leste sabi ter. Embora os perigos estejam constantes em São Paulo todo é aqui onde os índices são maiores, foi pensando nisso que sempre participei de muitos trabalhos sociais voltados para segurança desse lugar, um deles foi a patrulha do silêncio (ação social) , que me permitiu ver de perto os pancadões, a necessidade da mudança em pról da organização e do respeito com a população, não deixando de lado o olhar sobre a também necessária ampliação do lazer, educação e cultura para que tais aspectos sejam adaptados.

Essas e tantas outras medidas enquanto morador paulistano, e frequentador de cada canto da nossa cidade foram abrindo a minha visão a desenvolver novas ideias a serem colocadas em práticas visando o progresso, o crescimento e o maior desenvolvimento das regiões mais carentes. E é assim que eu sigo, com disposição, garra e amor lutando a cada dia para fazer a minha parte, consequentemente a diferença onde Deus me permitiu estar. Sou muito grato por fazer parte da história da zona leste e principalmente por aqui me manter presente. Sei que toda ação colacada em prática de forma honesta e dedicada pode surtir efeitos cujos resultados repercutem para sempre na vida dos moradores e é exatamente por isso que eu sigo lutando e acreditando em dias melhores , é aqui que eu quero sempre estar buscando ver de perto os avanços e melhorias em todos os aspectos da região. Viva vocês moradores guerreiros que fazem parte dessa Terra batalhadora, viva zona leste que merece todo respeito, atenção e dedicação.

Compartilhe  

últimas notícias