Diário de São Paulo
Siga-nos

WADA acusa Ucrânia de manipular testes antidoping com aviso prévio aos atletas

A Ucrânia corre risco de suspensão dos próximos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim 2022. Isso porque segundo informou nesta terça-feira a Agência Mundial

WADA acusa Ucrânia de manipular testes antidoping com aviso prévio aos atletas
WADA acusa Ucrânia de manipular testes antidoping com aviso prévio aos atletas

Redação Publicado em 26/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 23h21


Se as acusações da Agência Mundial de Antidopagem forem confirmadas, o país pode ficar fora já dos próximos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim 2022

A Ucrânia corre risco de suspensão dos próximos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim 2022. Isso porque segundo informou nesta terça-feira a Agência Mundial Antidopagem (WADA), o Centro Nacional Antidopagem da Ucrânia (NADC) vem dando aviso prévio sobre testes ao seus atletas desde 2012 a fim de burlar e evitar possíveis testes positivos para substâncias proibidas.

– A Operação Hércules levantou sérias questões sobre a integridade das práticas de teste do NADC e a competência de alguns funcionários. Além disso, a aparente longevidade e ousadia dessas práticas sugere falhas organizacionais significativas dentro do NADC – disse o diretor de Inteligência e Investigações da WADA, Gunter Younger.

Delegação da Ucrânia durante desfile na cerimônia de abertura de Tóquio 2020 — Foto: REUTERS/Mike Blake

Delegação da Ucrânia durante desfile na cerimônia de abertura de Tóquio 2020 — Foto: REUTERS/Mike Blake

Também segundo apontou a investigação, o própria NADC testava seus atletas a fim de controlar possíveis diagnósticos positivos em testes da WADA.

– A Operação Hércules tem evidências convincentes e corroboradas de que o NADC se engajava na prática de telefonar aos atletas ou contatá-los por meio de seus treinadores para solicitar sua presença no NADC, no dia seguinte, para testes. As evidências sugerem que o NADC adotaria essa prática frequentemente antes de eventos internacionais importantes e havia momentos em que toda uma disciplina da equipe nacional estava presente no NADC aguardando o teste – diz o relatório.

A investigação também encontrou evidências de que em 2021 o NADC relatou pelo menos seis testes em competição como amostras fora de competição. As amostras foram deliberadamente relatadas incorretamente com o objetivo de atender ao número mínimo de testes fora da competição exigidos de um atleta para competir nas Olimpíadas de Tóquio deste ano.

A WADA disse que as amostras em questão foram analisadas e retornaram negativas. Os resultados serão entregues ao Comitê de Revisão de Conformidade, que fará recomendações ao Comitê Executivo da WADA. Se o NADC não estiver em conformidade com as regras pré-estabelecidas, a Ucrânia deve ser punida imediatamente, inclusive no caso dos Jogos de Pequim 2022.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias